quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cidadão americano dispara contra criminoso e consegue escapar de assalto

Um cidadão americano residente do estado de Minnesota, no meio-oeste dos Estados Unidos, conseguiu escapar de uma tentativa de assalto eftuando disparos de arma de fogo contra o criminoso que o atacava. A vítima da tentativa de assalto possuía a licença para porte de armas - o direito à posse e ao porte de armas de fogo é assegurado pela segunda emenda da Constituição dos Estados Unidos. O assaltante tinha vinte anos de idade, e estava armado - ele também realizou disparos contra a vítima, mas não conseguiu incapacitá-la. A notícia sobre o caso de legítima defesa foi publicada pelo site jornalístico norte-americano The Blaze, ontem, dia 23.
Oficiais de polícia dos Estados Unidos afirmam que"cidadãos
 armados são primeira linha de defesa contra o crime"
Imagem: The Grio

Conforme o portal de notícias, "o assaltante foi baleado pela vítima na região de Brooklyn Park [sexto maior município do estado de Minnesota], após tentar assaltar um cidadão que possuía licença para o porte de arma de fogo para defesa e que estava armado".

A polícia afirmou, segundo o veículo de comunicação, que foi enviada para a localidade onde se passou a tentativa de crime às 20 horas da segunda-feira, imediatamente depois dos disparos terem sidos realizados. Após a chegada ao local da ocorrência, os oficiais da força de segurança constataram que o criminoso morreu imediatamente depois de ser baleado. O site The Blaze e a rede de televisão norte-americana CBS noticiam que os agentes da polícia confirmam a versão descrita pela vítima, a partir de informações dadas por testemunhas - o criminoso anunciou o assalto, com a arma apontada para a vítima, mas, após a reação, não foi capaz de derrubar seu alvo com os disparos, e morreu logo após ser atingido.

De acordo com a reportagem publicada pelo The Blaze, os policiais afirmaram não estarem procurando por outros envolvidos no caso, e que acreditam tratar-se de uma situação onde o assaltante agiu sozinho. Apesar disso, a vítima - que também foi atingida, mas não sofreu ferimentos graves - declarou estar muito assustada para conceder uma entrevista, e que até agora não se recuperou da tensão que vivenciou no assalto.

Constituição dos Estados Unidos garante a seus cidadãos o direito à legítima defesa através da posse e do porte de armas de
fogo - lei autoriza uso de força para proteção da vida e da propriedade contra criminosos
Imagem: Daily Texan Online
A polícia americana não permitiu que a imprensa tivesse acesso ao nome do jovem de vinte anos que tentou cometer o assalto ou ao nome do cidadão que defendeu-se usando arma de fogo graças à licença para porte. A polícia irá transferir a responsabilidade pelas investigações sobre a ocorrência para a procuradoria que atua no condado onde mora a vítima - a justiça poderá estabelecer punições para o sobrevivente ou entender que os disparos foram justificados, como ato de legítima defesa. Em muitos casos, a lei americana também garante o direito ao uso de força letal para proteção da propriedade e das vidas dos cidadãos vitimados por criminosos.

Veja a matéria da rede de televisão CBS sobre o caso:





Nenhum comentário :

Postar um comentário