quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Expansão do ISIS na Líbia: grupo terrorista tomou sede de agência de segurança e decapitou 12 pessoas

A expansão do movimento terrorista Estado Islâmico agora possibilitou mais um ato de barbárie em nome da causa jihadsta: soldados do grupo conquistaram uma das bases das agências de segurança estatal da Líbia, e decapitaram 12 oficiais que tentaram resistir à invasão. A 'vitória' dos militantes do islam político ocorreu na cidade de Sabratha, no oeste do país árabe, e o deslocamento das forças extremistas ocorreu em resposta a novos ataques americanos autorizados contra bases da organização. A notícia sobre a expansão do grupo na Líbia foi divulgada pelos sites jornalísticos The Atlantic e Jihad Watch, ontem, dia 24.
Imagem: The Guardian

Conforme o portal Jihad Watch, "um dos oficiais da agência de segurança estatal do governo Líbio afirmou que os jihadistas utilizaram corpos decapitados de seus adversários para bloquear vias que iam em direção ao prédio principal da instutuição tomada. A ocupação do escritório da agência de segurança durou aproximadamente três horas".

Os sites The Atlantic e Jihad Watch informam: "a divisão líbia do Estado Islâmico efetivou o ataque brutal na última quarta-feira. O número de oficias do governo decapitados pelos extremistas, 12, foi confirmado pela agência de notícias Associated Press. O ataque foi realizado pouco depois de os Estados Unidos lançarem bombardeios contra instalações do ISIS na cidade de Sabratha - durante a ação americana, contra campos de treinamento do grupo terrorista, cerca de 40 pessoas morreram, incluindo dois reféns sérvios. Os ataques americanos foram realizados em decorrência da preocupação internacional a respeito da grande facilidade com a qual o Estado Islâmico está se expandindo na Líbia, uma das maiores nações, em território, no norte da África".

O Estado Islâmico também está se expandindo com sucesso no Egito, país vizinho, onde os jihadistas participam de sistemas de tráfico de armas em aliança com a organização salafista antissemita Hamas, na Nigéria - através do grupo Boko Haram, que declarou lealdade ao califado de Abu Bakr al-Baghdadi - e na Somália, por meio do grupo Al-Shabaab, que pretende criar mais uma "província" do ISIS em território africano.

Segundo os portais de notícias que veicularam a reportagem, "oficiais das organizações de inteligência norte-americanas estimam que as tropas do ISIS na Líbia já contam com cerca de 6.500 soldados - este valor representa o dobro do que foi registrado no último outono. A primeira declaração oficial de que o Estado Islâmico pretendia iniciar sua expansão na Líbia foi feita em 2014, e desde então as forças jihadistas têm lançado ataques contra as tropas governamentais. O grupo já controla 150 milhas [aproximadamente 241 quilômetros] da costa do país africano". Ainda conforme o artigo, a expansão na África parece ser a resposta às severas perdas que os extremistas estão sofrendo na Síria, onde estão perdendo territórios para as forças do governo Assad.

Grupo terrorista Estado Islâmico busca expansão na Líbia após severas perdas na Síria e no Iraque. Organização criminosa
também atua em outros países africanos, incluindo no Egito, onde colabora com o Hamas no tráfico de armas.
Imagem: Jihad Watch




Nenhum comentário :

Postar um comentário