sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Polícia holandesa treina águias para derrubada de drones

Com o crescimento no uso dos drones - os pequenos dispositivos voadores usados para fazer fotos, agora facilmente adquiríveis em lojas de produtos eletrônicos -, forças de segurança do mundo inteiro começam a considerar legislações para regulamentação do uso dessas máquinas. Nos últimos meses, ocorreu ao menos um caso, nos Estados Unidos, onde um dono de uma casa disparou contra um drone que fazia imagens não-autorizadas de sua propriedade.
Imagem: Live Outdoors

A polícia da Holanda, pensando em uma estratégia de derrubada das versões menores desses aparelhos, está treinando águias para essa tarefa - um espécime adulto é  capaz de tirar um drone de operação em poucos segundos. De acordo com a Lip TV, canal com mais de 180.000 inscritos no Youtube, as aves de rapina podem capturar facilmente um dos artefatos, em pleno vôo, bem como transportar o item para um lugar seguro, no solo.

Além dos riscos potenciais para a segurança  de pessoas - caso os drones sejam mal-utilizados, como em situações nas quais há multidões - trazidos pela possibilidade de queda de um dos aparelhos, os artefatos também podem ser empregados em crimes de violação de privacidade ou mesmo como parte de crimes de terrorismo. As águias, como explicam os âncoras do veículo de comunicação, são treinadas para capturar os drones como se fossem presas - algumas aves de rapina são capazes de caçar outras aves, durante o vôo, em velocidades significativas.

Conforme Mark Wiebes, um dos responsáveis pelas estratégias de inovação das forças de segurança da Holanda, "há situações nas quais os drones não são autorizados a operar. Isso quase sempre tem relação com a segurança. Houve uma ocasião em que um helicóptero de resgate não foi capaz de aterrisar porque uma pessoa estava utilizando um drone, na área onde havia ocorrido um acidente. Você também pode imaginar uma situação onde há uma grande quantidade de pessoas, e alguém decide pilotar um drone sobre a multidão - a queda de um desses aparelhos pode provocar danos sérios em uma das pessoas que estão no local".

Confira a reportagem da Lip TV:




Nenhum comentário :

Postar um comentário