sábado, 6 de fevereiro de 2016

Principal agência de segurança alemã avisa: ISIS infiltrou soldados no país como refugiados

De acordo com notícia publicada na última sexta-feira pelo veículo de comunicação norte-americano World Net Daily, o maior serviço de inteligência do governo da Alemanha, o BfV (ou Bundesamt für Verfassungsschutz, Bureau Federal para Proteção da Constituição) alertou a imprensa sobre a infiltração de soldados do Estado Islâmico no país durante o ingresso de mais de um milhão de refugiados sírios permitido por Angela Merkel, em 2015. O presidente do serviço de inteligência, Hans-Georg Maassen, afirmou em entrevista à rede de televisão ZDF, publicada também pela agência Reuters, que "nós observamos repetidas vezes este padrão: os extremistas entraram 'camuflados' ou disfarçados como refugiados. Estamos tentando verificar se uma quantidade ainda maior conseguiu se infiltrar".
Hans-Georg Maassen
Imagem: Focus

Conforme o WND, o comentário de Maassen à imprensa foi dado um dia após a prisão de dois homens algerianos suspeitos de terem sido treinados pelo Estado Islâmico para a realização de ataques terroristas. A polícia ainda teria encontrado mais dois indivíduos suspeitos de ligação com atividades terroristas, mas eles não foram detidos. O site jornalístico informa que "a polícia alemã está sendo sobrecarregada com informações sobre crimes cometidos pelos refugiados dos países islâmicos - a onda de crimes cometidos no ano novo em cidades como Colônia, Bielefeld, Stuttgart, Hamburgo e Frankfurt contribui para o estado de alerta". Segundo o veículo de comunicação, Maassen teria confessado, sobre o atual quadro, que "ataques sexuais em massa ainda não são o pior que os cidadãos da Alemanha podem esperar: o chefe da força de segurança disse ao jornal Berliner Zeitung que recebeu, pessoalmente, mais de 100 informações sobre terroristas entre os refugiados".

Hans-Georg Maassen ainda teria afirmado: "nós estamos em uma situação séria, e há um risco grave de ataques, em breve. Mas as agências de segurança, os serviços de inteligência e as autoridades policiais estão em estado de alerta e nosso objetivo atual é minimizar os riscos, o máximo que pudermos". O World Net Daily alega, todavia, que a população não entende o quadro como "sob controle" das autoridades - a população alemã estaria comprando grandes quantidades de spray de pimenta, armas defensivas e armas especializadas, como sinalizadores. O site de notícias publica também um testemunho concedido por um comerciante de armas da Vestfália à rede de televisão Deutsche Welle, em 27 de janeiro: "as pessoas não estão mais se sentindo seguras - caso contrário, não estariam comprando tantos produtos aqui" - segundo o WND, a demanda está provocando escassez de ítens de segurança.

O alerta feito pelo presidente da mais importante agência de segurança alemã não foi o único emitido recentemente pelas forças de segurança de países europeus - em dezembro do ano passado, a Suíça redobrou a vigilância próxima a áreas visadas pelos extremistas, como as sinagogas, depois do surgimento da suspeita de ataques a serem cometidos por soldados do Estado Islâmico infiltrados como refugiados. O jornal suíço Le Temps informou sobre a existência de uma rede de militantes da organização em atividade também no Canadá e nos Estados Unidos.
Presidente da agência de segurança alemã BfV afirma que soldados do ISIS entraram disfarçados como refugiados.
Representante do governo confessa ter recebido mais de 100 informações sobre terroristas "camuflados"
Imagem: World Net Daily
O ISIS lançou, nas últimas semanas, um vídeo no qual celebrava os indivíduos responsáveis pelo massacre de Paris, cometido em 2015. Na peça de propaganda, a organização pedia que seus simpatizantes realizassem ataques aos "kufr" (infiéis) com "armas, carros ou pedras", na Europa. O video, divulgado através da Al-Hayat Media, veículo de comunicação oficial do Estado Islâmico, pedia especificamente por novos ataques contra os habitantes da cidade de Paris, e retratava os assassinos que executaram o último atentado como "heróis de filmes de ação".





Nenhum comentário :

Postar um comentário