quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Oficial do Estado Islâmico aparece em entrevista para rede de comunicação, na Alemanha, como refugiado

Um suposto oficial do grupo terrorista Estado Islâmico foi filmado pelo veículo de comunicação "Der Spiegel", na cidade de Sankt Johann, na Alemanha - o site da revista publicou matéria informando que Bassam, o indivíduo suspeito de ligações com a organização extremista, foi recebido na Europa como refugiado, e que agora pretende "aprender alemão" e "trabalhar como cozinheiro". O portal de notícias World Net Daily informou que a polícia alemã conduziu duas buscas na cidade para tentar encontrar o jovem - Bassam é, conforme a reportagem, um notório membro da organização terrorista, e teria chefiado tropas do ISIS na região de Deir al-Zor, no leste da Síria. A notícia foi publicada ontem, dia 9, pelo site jornalístico norte-americano.
"Bassam", entrevistado pelo veículo de comunicação alemão
"Der Spiegel"
Imagem: Der Spiegel

Ainda de acordo com o artigo veiculado pelo WND, "múltiplas fontes informaram o Spiegel a respeito das ligações de Bassam com o extremismo - ele teria lutado nas tropas da 'Frente Al-Nusra' antes de ter se tornado um dos oficiais do Estado Islâmico. Ele também teria sido capturado pelo Exército Sírio Livre - uma das forças de oposição ao ditador Bashar Al-Assad - no último verão, durante uma tentativa de ingressar na Turquia, com milhares de dólares em dinheiro. Após vinte dias de detenção, Bassam foi libertado pelos rebeldes, por razões não relatadas".

Bassam disse, à TV Spiegel: "quero aprender alemão e trabalhar como cozinheiro". O jovem também argumentou, para o veículo de comunicação europeu, que as alegações de que ele foi soldado do Estado Islâmico são "mentiras". De acordo com o Spiegel, "a inteligência doméstica do governo alemão - a BfV ("Bundesamt für Verfassungsschutz", ou Bureau Federal para Defesa da Constituição) - não estava informada a respeito da ligação de Bassam a grupos terroristas. Nas incursões policiais conduzidas para tentar capturar o suspeito, no último final de semana, dois indivíduos foram levados sob custódia. O site "Bare Naked Islam" noticia que foram encontrados pertences de Bassam, e entre eles estaria um celular, 
Documento de Bassam publicado pelo site "Bare Naked Islam": jovem teria servido na "Frente Al-Nusra" antes de se tornar
oficial do Estado Islâmico. Bassam já teria sido preso pelo Exército Sírio Livre, mas foi solto por razões não declaradas.
Imagem: "Bare Naked Islam"
Michael Neuhaus, porta-voz da da justiça alemã, afirmou que, apesar da identificação do suposto oficial do Estado Islâmico no território do país centro-europeu, "não há indicações imediatas de que um ataque 'concreto' tenha sido planejado". Na última semana, dois algerianos foram presos em Berlim e na Vestfália, suspeitos de terem recebido treinamento pelo ISIS. Outros dois foram interrogados, em Berlim e Hanover, mas não chegaram a ser detidos. 

Também na última semana, Hans Georg-Maassen, presidente da BfV, declarou que a inteligência das forças de segurança receberam mais de cem informações sobre atividades de indivíduos ligados à organização terroristas no território alemão. Na opinião de Maassen, há risco de ataques, em breve, e a situação é grave - ainda conforme o chefe da agência, a polícia alemã está em estado de alerta quanto a possíveis ações do movimento extremista.





2 comentários :