terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Chefes de polícia dos Estados Unidos avisam - "cidadãos capazes de se proteger são primeira linha de defesa contra o crime"

Na última segunda-feira, dia 18, o portal de notícias The Blaze divulgou um apelo feito por oficiais de polícia dos Estados Unidos para que os cidadãos ordeiros passem a exercer sem medo o direito garantido pela constituição de ter e portar armas - a medida é vista pelos policiais como uma forma de estabelecer "a primeira linha de defesa" contra grupos extremistas em ataques similares ao feito em San Bernardino, em 2015, ou ainda contra indivíduos que decidam cometer outros tipos de crimes.
Nos EUA, a constituição garante o direito à legítima defesa
através da posse e porte de armas de fogo
Imagem: The Blaze

O fundador da organização não-governamental Second Amendment Foundation, Alan Gottlieb, acredita que o apelo aos cidadãos é decorrente "do aumento das atividades de grupos terroristas no território dos Estados Unidos e no exterior, mas também há influência das atuais políticas desarmamentistas apoiadas por Obama - a sociedade teme que governo promova mais modificações nas atuais leis", com o objetivo de retirar os direitos atualmente assegurados pela constituição do país. Gottlieb diz: "essas limitações certamente desempenharam um papel para que os xerifes emitissem o pedido, mas as situações nas quais um atirador solitário se volta contra a sociedade evidentemente fazem com que os policiais peçam que os cidadãos fiquem atentos - é frequente ver as pessoas se perguntarem 'como responder nessa situação?'". Ele acrescenta que "esses representantes das forças policiais sempre foram favoráveis ao direito à legítima defesa. Agora, todavia, eles decidiram por falar abertamente sobre a importância das armas de fogo no exercício desse direito".

O site jornalístico informa que o xerife Wayne Ivey, do condado de Brevard, na Flórida, ganhou significativa atenção midiática no último mês, ao pedir que os cidadãos se armem para protegerem-se de episódios similares ao ocorrido em San Bernardino - para ele, é essencial que as pessoas estejam capacitadas para auxiliar a conter elementos extremistas e evitar desastres como os recentes ataques na Europa, onde jornalistas, judeus e outros cidadãos foram alvejados por fundamentalistas. O chefe de polícia avisa: "o cidadão ordeiro precisa estar pronto para ser a primeira linha de defesa ". Na opinião do integrante das forças policias, "nada nas novas leis de controle de armas faz qualquer coisa para impedir que os ataques contra a sociedade aconteçam". O The Blaze ainda noticia que outro xerife, David Clarke Jr, de Winsconsin, diz ser necessário que "todos os cidadãos ordeiros passem a portar uma arma". Em Nova Iorque, outro chefe de polícia fez o mesmo apelo.

O porta-voz da Second Amendment Foundation, Dave Workman, entende que os pedidos dos policiais são "uma comunicação franca a respeito dos problemas das forças de segurança dos EUA", diante de grupos dispostos a conduzir ataques. Para ele, "não é possível ter policiais em todo lugar, ao mesmo tempo", o que torna impossível prevenir episódios como os recentes massacres, que causaram, no continente Europeu (onde as leis desarmamentistas são mais rigorosas), mais de 100 mortes, em 2015.




Mais sobre a política de segurança da administração democrata - chefe de polícia favorável ao direito à legítima defesa denuncia que "Obama faz uma campanha de 'guerra aos policiais'"





Nenhum comentário :

Postar um comentário