sábado, 12 de março de 2016

Adolescentes islamistas foram presas por planejarem ataque terrorista contra casa de espetáculos, em Paris

O site jornalístico Jihad Watch divulgou hoje, dia 12, informação sobre a prisão de 4 adolescentes islamistas que foram capturadas pelas forças de segurança francesas após planejarem um ataque contra uma casa de espetáculos em Paris - o atentado deveria, caso levado adiante, seguir o modelo dos crimes cometidos por soldados do Estado Islâmico na cidade, no final do ano passado. O grupo pretendia adquirir armas na Bélgica - país no qual a atividade de extremistas islâmicos apresenta ameaça significativa, através de grupos radicais como o "Shariah4Belgium", que tem como objetivo auto-declarado a imposição da lei corânica no país francófono e na Holanda, nação vizinha.
Mulheres jihadistas: novo ataque foi planejado por quatro
jovens fundamentalistas islâmicas
Imagem: IB Times

A notícia publicada pelo portal norte-americano foi, originalmente, veiculada pelo site britânico Sunday Express - conforme o Jihad Watch, "as quatro adolescentes muçulmanas foram presas por elaborarem um ataque similar ao cometido no final do ano passado, na casa de shows Bataclan, por soldados do grupo extremista Estado Islâmico. O grupo responsável pela elaboração do potencial atentado era composto por duas irmãs e outras duas moças sem vínculo familar entre si - as quatro foram identificadas e detidas após terem mensagens compartilhadas na rede social Facebook interceptadas pela polícia francesa. O ataque seria realizado contra uma casa de shows específica na capital francesa [o nome do estabelecimento não foi divulgado pelo Jihad Watch]".

Ainda de acordo com a reportagem disponibilizada pelo veículo de comunicação norte-americano, "o grupo criminoso decidiu obter as armas na Bélgica, na cidade de Moleenbeek - cidade de origem dos extremistas Brahim e Saleh Abdeslam, e na qual parte do grupo de assassinos responsável pelo massacre de Paris [no final de 2015] foi articulado". O site acrescenta que "o plano de ataque terrorista, frustrado a tempo pelas forças de segurança francesas, possui características assustadoramente similares às do ataque que deixou mais de cem mortos, em 13 de novembro do ano passado. Na ocasião, soldados do Estado Islâmico armados de fuzis Kalashnikov e 'vestes-bomba' invadiram a casa de espetáculos e mataram noventa pessoas no local - os militantes fundamentalistas fizeram um total de 130 vitimas fatais, incluindo pessoas assassinadas fora do Bataclan".

Para o portal jornalístico, a ação bem-sucedida da polícia francesa, no caso atual, permitiu a destruição do plano ainda em sua fase embrionária, possivelmente salvando dezenas de vidas - "apesar das mensagens interceptadas, armas ou explosivos não foram encontrados nas residências das criminosas. conforme informações divulgadas por oficiais do Estado francês". Duas das meninas capturadas pelo envolvimento na elaboração do atentado foram levadas a tribunal, hoje, na cidade de Paris.

Video de propaganda do ISIS sobre o massacre de Paris: grupo pediu que fundamentalistas realizem mais ataques contra os
países ocidentais. Peça de propaganda retratou os assassinos como "heróis".
Imagem: Daily Mirror
No final de janeiro, o grupo terrorista Estado Islâmico lançou um vídeo celebrando os assassinos responsáveis pelo massacre de Paris como "heróis" - na peça de propaganda jihadista, extremistas franceses foram convocados a tomarem parte em novos ataques contra a França e outros países do Ocidente. A provocação realizada pelo auto-intitulado "califado" despertou a preocupação das nações da União Europeia para novos ataques contra civis como os realizados em 2015 nos Estados Unidos e em território europeu - de acordo com um dos mais importantes líderes da CIA, "é inevitável que o ISIS tente novos ataques em solo americano". A interceptação do plano elaborado pelas jovens contra outra casa de espetáculos francesa reforça o estado de alerta das forças de segurança ocidentais

Leia sobre o comandante de tropas do Estado Islâmico flagrado transitando pela Alemanha

Leia a declaração do líder da mais importante agência de segurança da Alemanha sobre a infiltração de soldados do ISIS em território europeu


Nenhum comentário :

Postar um comentário