quinta-feira, 24 de março de 2016

Cidadão francês é detido por planejar ataque terrorista

Um cidadão francês foi preso por envolvimento com "rede de militantes terroristas" - o indivíduo é acusado de planejar mais um ataque contra o país europeu. O novo ataque faria parte de uma série de atentados programados para ocorrerem em diversas nações europeias, que podem estar ligados aos massacres cometidos em Paris, no ano passado, e na Bélgica, nesta semana. A informação foi divulgada hoje pelos veículos de comunicação norte-americanos Free Republic e CNN.

Polícia francesa realizou operação em Argenteuil para deter
suspeito de planejamento de ataque terrorista
Imagem: Japan Times
Conforme a reportagem publicada na CNN, "em meio ao estado de alerta gerado pelos mais de trinta assassinatos cometidos pelo Estado Islâmico na capital belga, autoridades prenderam um cidadão francês acusado de planejar mais uma ação terrorista a mando de 'uma rede extremista', de acordo com comunicação feita nesta quinta-feira por Bernard Cazeneuve, Ministro do Interior da França. O plano para o novo ataque estaria em 'estágio avançado', e o indivíduo preso estava envolvido 'em alto nível' na elaboração do crime. O representante do governo acusou o suspeito de pertencer a uma rede maior de militantes, que planejavam novas ações em território francês" - todavia, Cazeneuve não confirmou se a "rede" seria o ISIS ou um movimento de ideologia similar.

O site jornalístico informa que a prisão do suspeito de envolvimento com organizações fundamentalistas foi resultado de uma investigação detalhada, que levou diversas semanas até ser finalizada. O Ministro do Interior qualificou a captura do militante como "de grande importância" - após a operação bem-sucedida das forças de segurança, a polícia francesa também realizou uma operação contraterrorista na região de Argenteuil, a noroeste de Paris, que incluiu a remoção de todos os residentes de um edifício. Apesar da inspeção, o ministro afirmou que o deslocamento de unidades da polícia para a localidade não teve qualquer relação com os atentados cometidos em Paris, no ano passado, ou em Bruxelas.

A identidade do indivíduo preso não foi divulgada pelas autoridades francesas, conforme a CNN e o Free Republic, mas, para os dois veículos, a movimentação do governo reforça os riscos percebidos de novos ataques contra países europeus - o Departamento de Estado do governo dos EUA publicou um alerta para todos os cidadãos americanos em viagem pela Europa, nesta semana. Na mensagem oficial, as pessoas originárias dos Estados Unidos foram advertidas de que "grupos terroristas continuam a planejar ataques, que deverão ocorrer em breve na região, possivelmente alvejando eventos esportivos, locais turísticos, restaurantes e meios de transporte de massa". A CNN acrescentou que "investigadores estão a par de múltiplos planos para ataques terroristas do ISIS na Europa, que podem estar ligados aos massacres cometidos recentemente, e devem se encontrar em diferentes estágios de planejamento".

Luto pelas vítimas de ataque na Bélgica: atentados provocaram a morte de mais de cem cidadãos franceses, em 2015, e de
mais de trinta pessoas, nesta semana, na Bélgica. Forças de segurança temem novas ações do ISIS
Imagem: The Times of  Israel

Segundo o artigo, inúmeros alvos em potencial da organização criminosa Estado Islâmico foram identificados, por meio de interceptações de mensagens do grupo e ainda por meio de fontes com acesso ao planejamento dos militantes extremistas. Desde o início do ano, 75 pessoas já foram presas pelas forças de segurança do país europeu, na campanha que visa a desarticulação de novos atentados.

Leia sobre a medida adotada pelas forças de segurança da Holanda para prevenção de ataques antissemitas - autoridades acreditam que ações do ISIS ameaçam população judaica

Leia sobre a infiltração de soldados do Estado Islâmico na Europa


Nenhum comentário :

Postar um comentário