sexta-feira, 25 de março de 2016

"Ministro das Finanças" do Estado Islâmico foi morto na Síria

Conforme notícia pulicada hoje pela agência Associated Press e também pelo site jornalístico The Blaze, o militante identificado como "Haji Imam", supostamente o segundo homem mais importante da organização terrorista Estado Islâmico, foi morto em operação de militares dos EUA em território sírio, como parte das operações de combate ao movimento extremista. A informação foi divulgada por Ashton Carter, Secretário de Defesa dos Estados Unidos.
"Haji Imam", "Ministro das Finanças" do ISIS, morto em
operação americana na Síria
Imagem: One News Page

De acordo com o veículo de comunicação norte-americano, "o Secretário de Defesa confirmou nesta sexta-feira que Haji Imam, 'notório terrorista' e oficial em um dos mais importantes postos de comando do movimento Estado Islâmico, foi morto em operação de tropas dos EUA na Síria". O nome real do militante salafista era "And ar-Rahman Mustafa al-Qaduli" - além dele, o "Ministro da Guerra" do grupo Estado Islâmico, Tarkhan Batirashvili, também teria sido morto em combate. Batirashvili nasceu na região do Cáucaso, na Geórgia, e era conhecido como "Omar al-Shishani" ou "Omar, o checheno" - ele teria ligação com os jihadistas em operação no sul da Rússia e com a frente al-Nusra, que também opera no Iraque e na Síria.

A rede de televisão norte-americana NBC afirmou, em seu site oficial, que Haji Imam acumulava os títulos de "o segundo homem mais importante do grupo Estado Islâmico" - logo abaixo do "califa" Abu Bakr Al-Baghdadi - e de "Ministro das Finanças" da organização. Conforme o editorial da NBC, a morte de Haji Imam é um pesado golpe contra os extremistas, e é mais um sintoma do enfraquecimento do grupo em sua principal área de atuação. O ataque contra o ISIS também se mostrou um sucesso para a coalizão que busca erodir o controle dos terroristas sobre a região onde está localizado o centro de poder do "califado", que é rica em petróleo, vendido para financiar compra de armas e treinamento para militantes.

O Secretário de Defesa Ashton Carter afirmou que "atacar diretamente a liderança do Estado Islâmico é uma ação necessária, mas ainda está longe de resolver o problema - 'chefes' podem ser substituídos. Todavia, no caso desses dois comandantes que acabaram de ser abatidos, o impacto sobre os soldados do grupo é consideravelmente maior, porque ambos eram líderes de grande experiência e que estavam comandando o grupo há bastante tempo".

Apesar da comunicação oficial sobre a morte dos dois terroristas, Ashton Carter não forneceu mais detalhes a respeito da operação bem-sucedida - a NBC informa que "Carter se recusou a falar mais a respeito do procedimento que levou à morte de Haji Imam e Tarkhan Batirashvili. O Secretário de Defesa também não especificou onde ou quando os dois comandantes do ISIS foram mortos - ele afirmou apenas que 'Haji' supervisionava e assegurava as operações de financiamento que permitiam ao grupo a aquisição de armas e treinamento, através de seus contatos pessoais. O jihadista também estaria coordenando a atividade do movimento terrorista na Líbia, e seria um dos principais assessores diretos do 'califa' Abu Bakr al-Baghdadi".

Reportagem da CNN sobre a morte de "Haji Imam" - "Ministro das Finanças" do grupo terrorista seria o segundo na linha de sucessão do atual "califa":


Leia sobre a expansão do grupo Estado Islâmico na Líbia

Leia sobre a colaboração entre o ISIS e o Hamas


Nenhum comentário :

Postar um comentário