sexta-feira, 4 de março de 2016

Governo espanhol apreende 20.000 uniformes militares do Estado Islâmico em carregamentos de "doações"

Conforme notícia publicada hoje pelo site de notícias norte-americano World Net Daily, as forças de segurança da Espanha interceptaram um carregamento de 20.000 uniformes militares destinados ao grupo terrorista Estado Islâmico - as roupas estavam em contêineres identificados como "lotes de roupas usadas para doação". O World Net Daily informa que as vestimentas militares seriam enviadas para as regiões ocupadas pela organização jihadista no Iraque e na Síria.
Soldados da "Frente al-Nusra": grupo ligado ao ISIS receberia
carregamento, suficiente para "equipar um exército"
Imagem: BBC

Segundo o veículo de comunicação, "os uniformes foram encontrados nos fundos de pacotes marcados como caixas de 'doações e caridade', nos portos de Valencia e Algecira". Os extremistas assumiram, de acordo com a reportagem, que a marcação dos itens como "usados e destinados à caridade" iria facilitar a passagens por alfândegas e prevenir tentativas de fiscalização. Oficiais das agências de segurança da Espanha não confirmaram que os uniformes seriam destinados às bases do Estado Islâmico no Oriente Médio, mas inspetores que trabalham nos portos onde os carregamentos foram localizados declararam que, provavelmente, as roupas militares seriam encaminhadas para o grupo extremista Jabhat al-Nusra (também chamado de "Frente al-Nusra"), que é subordinado à organização Al-Qaeda. A Frente al-Nusra também atua na Síria e no Iraque, e é uma das facções aliadas ao ISIS.

O site jornalístico também divulgou a avaliação do ministro do interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, sobre a grande quantidade de equipamento retida: "com o total de 20.000 uniformes e acessórios militares que interceptamos, seria possível equipar um exército inteiro. O aparato está em perfeitas condições de uso e seria adequado para emprego nos campos de batalha dos territórios invadidos pelas organizações jihadistas". Os itens confiscados eram, em sua maioria, vestimentas com camuflagem.

Apesar da publicidade que a operação das forças de segurança espanholas teve, o governo do país ibérico se recusou a divulgar o pais integrante da União Europeia do qual os uniformes foram enviados, originalmente. Porta-vozes da polícia espanhola afirmaram que o confisco das roupas que seriam enviadas para extremistas vai auxiliar em investigações sobre contrabandistas que estão suprindo o Estado Islâmico, a partir do território europeu. A retenção dos itens, ainda de acordo com o artigo, pode estar relacionada com a prisão de sete criminosos ligados a este tipo de operação, efetuada há um mês, na Espanha - os contrabandistas detidos eram originários do Marrocos, da Síria e da Jordânia.

A notícia sobre a detecção do carregamento de suprimentos destinados aos grupos jihadistas em atividade no Oriente Médio reforça a preocupação das autoridades europeias com a infiltração de agentes das organizações extremistas em território europeu - o comandante supremo da OTAN declarou que, atualmente, uma parte significativa das pessoas que entram na Europa é formada por criminosos ou simpatizantes do Estado Islâmico, que está, conforme o analista, "usando a imigração como arma". Há um mês, o chefe da BfV - uma das principais agências de inteligência da União Europeia - declarou ter recebido, pessoalmente, mais de cem informações sobre militantes do ISIS, em território alemão.

Roupas militares confiscadas pela polícia espanhola - trajes militares seriam destinados a bases do Estado Islâmico na
Síria e no Iraque. Polícia tenta desarticular grupo de contrabandistas que auxiliam terrorismo
Imagem: World Net Daily
Leia sobre o oficial do grupo Estado Islâmico filmado na Alemanha - terrorista ingressou na União Europeia como "refugiado"

Leia sobre as suspeitas de atividades do Estado Islâmico na Suíça e no Canadá





2 comentários :

  1. ...não será por ignorância ou falta de informação...a não reacção ao que está a acontecer na Europa !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O túmulo da Europa está sendo cavado pelo Lobby saudita. Se houver resistência, não será da Inglaterra ou da Alemanha: a esperança está no leste. Polônia, Hungria e companhia podem mudar a política da EU, se os europeus tiverem sorte. Se tiverem azar, é a Rússia que vai vencer com toda a confusão.

      Excluir