quarta-feira, 11 de maio de 2016

Integrante de forças paramilitares do Hamas é capturado por exército israelense e entrega informações sobre rede de túneis

Imagem: Breitbart
Um jovem, integrante de forças paramilitares controladas pela organização antissemita Hamas, foi capturado pelo exército israelense e está fornecendo informações importantes sobre o sistema de túneis utilizado pelo grupo em operações de tráfico de armamentos, circulação de militantes e na realização de atentados terroristas. Há vários anos, o Estado de Israel vem tentando acabar com os túneis que se estendem por seu território, principalmente a partir da Faixa de Gaza. A notícia sobre a captura do jovem foi divulgada pelos sites de notícias Breitbart e Israel National News.

Conforme o portal norte-americano Breitbart, "a Agência de Segurança de Israel (ISA, também conhecida como Shin Bet ou Shabak) anunciou que um adolescente, membro das tropas paramilitares do Hamas, foi preso e agora está sendo questionado pelas forças de segurança. O suspeito é um residente da cidade de Jabala, na Faixa de Gaza, e entrou no território israelense cruzando as barreiras de arame, há aproximadamente um mês".

Até agora, de acordo com o veículo de comunicação, "os interrogadores descobriram que o militante ingressou na divisão paramilitar do Hamas, através do grupo responsável pela região norte da Faixa de Gaza, pouco depois da Operação Margem Protetora [feita por Israel para destruir parte do sistema de túneis do Hamas, em 2014, e que precedeu a chamada 'intifada das facas', lançada como resposta pela 'resistência palestina']. O jovem recebeu cursos e treinamento militar para ingressar nas tropas do movimento antissemita, e tomou parte em operações militares extensivas, incluindo emboscadas contra soldados das Forças de Defesa de Israel, missões de reconhecimento, patrulhas e mesmo escavação de túneis".

O artigo ainda informa que "a maior parte de seu treinamento envolveu métodos de ataque, como infiltrações, invasoes de prédios, uso de explosivos e outras atividades. Esses dados fornecem uma visão significativa a respeito das intenções e do potencial do Hamas para os futuros conflitos contra o Estado de Israel. O jovem paramilitar capturado entregou grande volume de informações a respeito dos túneis do Hamas e suas saídas dentro do território israelense, que são essenciais para as ações do movimento terrorista. O delator também falou a respeito de túneis de emergência que estariam disponíveis exclusivamente para as 'forças de elite' do Hamas, conhecidas como 'Nahba'".

Segundo o portal de notícias Israel National News, "o jovem terrorista também ofereceu informações específicas sobre os métodos de trabalho usados na construção dos túneis militares. Ele descreveu, entre outros aspetos, quais são os equipamentos utilizados e como é a organização dessas operações para edificação das estruturas usadas para a circulação das tropas fundamentalistas. O rapaz afirmou, por exemplo, que para 'camuflar' as escavações, os militantes não são autorizados a deixarem os túneis em roupas de trabalho - o Hamas chega a estabelecer locais de banho subterrâneos, para enganar as forças de segurança. O jovem paramilitar também disse que participou de instalações de explosivos, que estão prontos para ser detonados, caso soldados do exército israelense entrem na rede de túneis. Negando as declarações oficiais do grupo, que alega ter 'acabado' com as escavações, o adolescente afirma que mais túneis estão sendo preparados".

O Hamas é um dos principais grupos antissemitas que disputam o poder no Estado palestino, e é rival da organização Hezbollah, que se identifica com a corrente xiita do islam. O Hamas é acusado de fazer propaganda de estímulo à violência étnica contra o povo judeu, e de colaborar com a organização terrorista Estado Islâmico no norte do Egito. Em março, o portal Breitbart denunciou a participação do Hamas em operações de tráfico de armas, em conjunto com o ISIS, que segue ideologia similar. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário