quinta-feira, 30 de junho de 2016

Joice Hasselmann - "operação 'saqueador' prenderá Cavendish"

A jornalista Joice Hasselmann divulgou vídeo em seu canal oficial no Youtube onde afirma que a operação lava jato deverá prender o empresário Fernando Cavendish, acusado de ser um dos favorecidos nos esquemas de corrupção investigados pela Polícia Federal. A colunista também comentou, em seu veículo, a prisão de Carlos Augusto Ramos, conhecido como "Carlinhos Cachoeira", na operação que revelou o esquema de corrupção através do qual campanhas do principal partido da esquerda brasileira foi financiado com recurso das maiores empresas de construção civil da nação.

Em seu vídeo, a repórter acrescenta que "o principal nome da construtora Delta já tem prisão decretada - o senhor Fernando Cavendish, que já é considerado foragido da justiça. O empresário está em viagem na Europa, e, caso não se apresente às autoridades o mais rápido possível, poderá enfrentar mais problemas legais. Mais uma personalidade ligada ao esquema de corrupção, Adir Assad, também foi parar na cadeia. A atual fase da operação lava jato, que realiza ações no estado do Rio de Janeiro, está seguindo uma linha de investigação baseada em um trecho de uma delação premiada - sem esse recurso, o sistema de favorecimento ilícito das empreeiteiras e dos políticos a elas ligados estaria em plena atividade".

A colunista destaca que o trecho de delação premiada no qual se baseia a fase presente da operação lava jato foi obtido na investigação da empreeiteira Andrade Gutierrez - a gravação permitiu, como explica a comentarista, que os policiais federais chegassem a outro esquema de corrupção, concomitante com o do favorecimento das construtoras, liderado pela empresa Delta. A construtora Delta é dirigida por Fernando Cavendish, que deverá, em breve, enfrentar acusações nos tribunais. Outros empresários da construção civil, como alguns dos reponsáveis pelas empresas OAS e Odebrecht, já sofreram condenações e cumprem penas, determinadas após fases anteriores da mesma operação.

Joice Hasselmann ainda informa que "a Delta é acusada de fazer transferências de recursos financeiros para outras empresas - companhias identificadas como 'de fachada' - com o intuito de 'lavar dinheiro'. Esses recursos eram originários de propinas - a suspeita levantada pela Polícia Federal indica que se trata de dinheiro público, desviado através desse sistema. Apenas entre os anos de 2007 e 2012, essa rede criminosa desviou mais de 270 milhões de reais".

Assista na íntegra ao comentário de Joice Hasselmann sobre a atual fase da operação lava jato:




Nenhum comentário :

Postar um comentário