segunda-feira, 13 de junho de 2016

Joice Hasselmann - Janot sofre pedido de impeachment

A jornalista Joice Hasselmann divulgou hoje em seu canal oficial no Youtube um vídeo comentando o pedido de impeachment do Procurador Geral da República Rodrigo Janot. O pedido, conforme a colunista, foi redigido por líderes de oposição como Beatriz Kicis, que desempenhou um papel importante nas mobilizações contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Joice argumenta que o impeachment pode ser aplicado contra diversos cargos políticos de relevância no Estado brasileiro, e não apenas contra a Presidência ou a Vice-Presidência da República.

A comentarista afirma que o pedido foi motivado pelo tratamento dado por Rodrigo Janot a personalidades políticas investigadas em casos como o do escândalo do "Petrolão": ela declara que "Janot dá tratamentos diferentes para casos que são essencialmente iguais. Nos casos envolvendo o PMDB [partido que, até meados do último ano, foi aliado do Partido dos Trabalhadores, mas que agora está contra a extrema-esquerda], o Procurador-Geral pediu a prisão de toda a cúpula dirigente do partido. Todas as lideranças envolvidas nos escândalos devem se explicar às autoridades, mas o pedido de prisão emitido por Janot foi feito com base em uma delação sobre conversas vagamente relacionadas com a operação Lava Jato. Nos casos de Luíz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, com todas as evidências, conversas interceptadas e ações tomadas pelo PT para impedir o julgamento de seu líder, Rodrigo Janot não tomou qualquer atitude para impedir essas manobras".

Hasselmann destaca que, nos casos ligados à antiga Presidência, as ações foram insuficientes, e o máximo que Rodrigo Janot fez - apesar de possuir meios de ação para decisões mais efetivas - foi pedir uma autorização ao Supremo Tribunal Federal para investigar a então presidente Dilma Rousseff. A colunista argumenta que essa autorização não seria necessária, uma vez que Janot é o líder do Ministério Público - a possibilidade de investigações está entre suas competências. Janot foi, conforme a crítica, "complacente em um dos casos, e extrapolou a medida do necessário quando os investigados eram os adversários da última administração".

A colunista também afirma que, de fato, "Janot é inimigo das lideranças que defendem o impeachment - Janot não quer que o impeachment da Presidência petista vá adiante. O Procurador-Geral tem interesses em que o processo não seja bem-sucedido. Janot fez de tudo para prejudicar lideranças do PMDB que tiveram em suas mãos o processo de impeachment, e só decidiu atacar Renan Calheiros [antigo aliado do Partido dos Trabalhadores, antes da derrubada de Dilma Rousseff] quando o processo do impeachment foi para a avaliação do líder do Senado". Joice Hasselmann declara que "Janot só irá parar uma vez que um petista se torne o responsável pela contemplação do processo contra Dilma Rousseff".

Veja o comentário de Joice Hasselmann na íntegra:




Nenhum comentário :

Postar um comentário