segunda-feira, 20 de junho de 2016

Joice Hasselmann - Lula acusa Sérgio Moro de "abuso de autoridade"

Conforme a jornalista Joice Hasselman, Luíz Inácio Lula da Silva está acusando o juiz Sérgio Moro de "abuso de autoridade" - o líder petista argumenta que "Moro cometeu abuso de sua autoridade ao realizar a condução coercitiva, privando Lula de sua liberdade na ocasião em que o ex-sindicalista foi levado para depor sobre as acusações feitas por Delcídio Amaral, e ao violar o sigilo telefônico do antigo chefe do executivo".

O ex-presidente também teria se queixado das ocasiões em que Sérgio Moro autorizou a Polícia Federal a fazer operações dentro das propriedades pertencentes a Lula - o petista é apontado pela operação lava jato como um dos líderes favorecidos por um esquema de corrupção, no qual tomaram parte grandes empreeiteiras como a Odebrecht e a OAS. Lula teria recebido um apartamento triplex no Guarujá e um sítio em Atibaia como pagamentos de propina - em troca, as empresas envolvidas nos escândalos seriam beneficiadas em concessões e em obras públicas. A reforma do sítio que seria de Lula foi avaliada como tendo um custo superior a um milhão de reais.

Joice Hasselmann argumenta que as alegações de Lula são suspeitas, uma vez que se trata de "o chefe do mensalão [escândalo de corrupção protagonizado pelo PT, no qual a sigla comprou votos de parlamentares através de propinas, pagas mensalmente], e o chefe do petrolão. É o homem que tentou dar um golpe no Brasil, através de artimanhas para despistar o juíz Sérgio Moro - Lula tentou até mesmo se safar das investigações através da nomeação para o Ministério da Casa Civil. Lula, o homem que ajudou a deixar a herança maldita [a crise do endividamento público brasileiro], agora busca a justiça contra um ato de quem fez justiça [Sérgio Moro]".

Hasselmann afirma que "Lula pensa que está acima da lei. Ele pensa que pode tudo, que pode receber milhões de reais pela realização de palestras que nunca deu [por meio de empreeiteiras envolvidas no escândalo de corrupção investigado pela operação lava jato], que pode estimular a confusão, país afora, através de milícias armadas [como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra]. Sérgio Moro cumpriu a lei". A jornalista também declara que a representação de Lula contra Sérgio Moro não terá sucesso, e que Lula poderá enfrentar um processo criminal, ao lado de familiares - a esposa e um dos filhos de Luiz Inácio também estão sendo investigados pela operação da Polícia Federal.

Assista na íntegra ao comentário de Joice Hasselmann sobre a representação de Lula contra o juiz Sérgio Moro:



Nenhum comentário :

Postar um comentário