terça-feira, 16 de agosto de 2016

Joice Hasselmann - "carta de Dilma é uma lista de absurdos"

A jornalista Joice Hasselmann publicou vídeo em seu canal oficial no Youtube a respeito da carta redigida por Dilma Rousseff a respeito do andamento do processo de impeachment - na opinião da colunista, as propostas da ex-presidente são "absurdas, ilegais, inconstitucionais e imorais". O plebiscito, sugerido por Dilma para a escolha do chefe do executivo do país, é, para Hasselmann, "algo sem previsão no sistema político brasileiro, e que precisaria ser aprovado através de uma emenda à Constituição Federal e que, ainda assim, deveria passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal antes de entrar em vigor". A repórter argumenta que a sugestão seria apenas uma estratégia do Partido dos Trabalhadores para manter o controle sobre o Estado.

A colunista afirma: "só na imaginação doentia das lideranças do Partido dos Trabalhadores seria possível salvar o poder através dessa abordagem. Há alguns trechos da carta que são importantes para entender essa lista de absurdos por Dilma e seus colegas de sigla. Ela diz o seguinte: 'meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado democrático de direito'. Em primeiro lugar, Dilma não vai retornar à chefia do Estado. Dilma será retirada da História do Brasil para sempre. Esse é mais um delírio da petista, e de seus colegas, para tentar confundir o público. O impeachment é uma ferramenta dos Estados democráticos de direito". Hasselmann argumenta, assim como fazem os demais integrantes da oposição conservadora à última administração, que o impeachment é o instrumento, dentro de um país onde há o império da lei, para a remoção de um presidente, de forma legítima e com respeito ao right to due process (direito ao devido processo legal).

Joice Hasselmann acrescenta: "o impeachment faz parte do sistema, e só não há recursos similares em países onde não há democracia, em países governados por ditaduras - aliás, ditaduras são coisas que o Partido dos Trabalhadores adora [o PT concede apoio a regimes totalitários como a República Bolivariana da Venezuela e Cuba. Os dois países são notórios por violações dos direitos humanos e pela perseguição a dissidentes políticos]". Outros críticos da administração petista apontam a proximidade entre os governos do partido de esquerda e regimes como o vigente na República Islâmica do Irã. O Brasil, durante o governo Lula, manteve-se próximo política e economicamente ao sistema fundamentalista, que realiza, entre outros crimes, execuções de homossexuais.

A jornalista declara que "Dilma procurou fazer um mea culpa através da carta". Todavia, a ex-presidente foi responsável pela "queda da Petrobras, pela situação atual das estatais brasileiras, pela deterioração da relação entre o Executivo e o Congresso Nacional", a comentarista conclui.

Assista na íntegra ao vídeo de Joice Hasselmann sobre a carta de Dilma Rousseff e o andamento do processo de impeachment:




Nenhum comentário :

Postar um comentário