sábado, 13 de agosto de 2016

Elon Musk lança "solar roof" - produto que deverá revolucionar o uso de energia em residências

Elon Musk - o empresário idealizador da Tesla e da Space X, já chamado de o "Tony Stark" da vida real - acaba de lançar sua mais nova invenção: o produto chamado de "solar roof". O sistema é um tipo de telhado completamente constituído de células solares, que deverá reduzir dramaticamente o consumo de energia de origens não-sustentáveis nas residências. Elon Musk já declarou, em entrevistas, que um dos principais objetivos de suas companhias voltadas para o uso de energia sustentável é "substituir completamente o uso de energia fóssil por energia solar".

O produto foi desenvolvida pela companhia Solar City - empreendimento de Musk dedicado ao desenvolvimento de soluções através do emprego de energia sustentável para ambientes urbanos e residências. A Solar City foi fundada em 2006, e seu atual proprietário diz ter o objetivo de torná-la a maior companhia de energia solar do mundo. De acordo com o veículo de comunicação norte-americano CNN, "o produto 'solar roof' não é simplesmente um telhado ao qual estão anexadas algumas células solares. Vejam vocês: o 'solar roof' é uma célula solar e é um teto". A CNN também informa que "conforme o próprio Elon Musk, é um 'telhado solar' ao invés de um teto no qual estariam instaladas algumas células solares".

O veiculo destaca que a ideia da Solar City é revolucionária porque não visa simplesmente comercializar células solares - a companhia explora um novo nicho, vendendo tetos inteiros fabricados com o propósito inicial de funcionarem como "pequenas usinas de energia solar". Para Elon Musk, a proposta também é "visar clientes que queiram trocar todo o telhado ou o teto, caso estes já se encontrem em estado ruim. Ao invés de substituílo por um convencional e instalar algumas células solares, por que não simplesente usar um telhado solar? Além da vantagem na redução de custos de consumo de energia, nosso produto será melhor em um leque de outros aspectos".

Musk ainda diz que pretende comercializar o "solar roof" com o objetivo de integrá-lo às baterias desenvolvidas pela Tesla, assim como aos veículos automotivos movidos a energia elétrica da empresa. Para o inventor, "o 'solar roof' e as baterias formam a combinação perfeita". Ainda conforme a CNN, a Tesla deverá anunciar mais dois modelos de carros elétricos, nos próximos seis meses.

Mais sobre o tema - canal Digital Trends do Youtube aborda lançamento do "solar roof", pela Solar City:




Nenhum comentário :

Postar um comentário