quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Joice Hasselmann: "preservação dos direitos políticos de Dilma pode ser usada para livrá-la da Lava Jato"

De acordo com a jornalista Joice Hasselmann, a decisão que preservou os direitos políticos de Dilma Rousseff foi realizada para que a ex-presidente possa ocupar um cargo com foro privilegiado. A medida protegeria a antiga aliada de Michel Temer das investigações da operação Lava Jato, e faria com que a ex-chefe do Executivo conseguisse vantagens em eventuais problemas com a justiça. O jornalista Paulo Eduardo Martins denunciou a mesma estratégia da elite política como um gesto de "rasgar a Constituição Federal".

Joice Hasselmann afirma que "Brasília ferve com a decisão do Senado de permitir que Dilma Rousseff ainda possa ser nomeada para qualquer cargo público. A ex-presidente também pode disputar eleições - a disputa de uma eleição, por motivos óbvios, não aconteceria agora. Ainda é tempo de enquadrá-la na 'lei da ficha limpa', de modo que ela não possa se eleger, nos próximos pleitos. Todavia, ela pode ser nomeada para cargos de confiança a partir de hoje [com a decisão tomada pelo acordo entre o PT e os partidos favoráveis ao impeachment, no Senado]". A colunista declara ter recebido informações que sugerem a possível nomeação de Dilma para uma secretaria em Minas Gerais, no atual governo do estado, controlado pelo Partido dos Trabalhadores.

A escritora argumenta que Dilma Rousseff é grande aliada do atual governador do estado: "Fernando Pimentel tem grande intimidade com Dilma Rousseff, os dois estudaram juntos, a ex-presidente é de Minas Gerais. Se ela for nomeada para alguma secretaria do governo Pimentel, poderá escapar imediatamente das mãos do juiz Sérgio Moro. Ao sofrer o impeachment, Dilma perdeu o foro privilegiado - não seria mais julgada pelo Supremo, e sim pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância. No momento em que Dilma Rousseff assumir uma secretaria de estado, imediatamente a petista passará a ser julgada pelo STJ".

Na opinião da jornalista, a abordagem adotada pelo Partido dos Trabalhadores é similar à que ocorreu quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo de Ministro-chefe da Casa Civil: "ela poderá receber o cargo para escapar de Sérgio Moro e da prisão". Por ocasião de investigações do escândalo das empreeiteiras favorecidas pelo PT, Lula, através de sua nomeação, obteve o direito a foro privilegiado - a decisão, todavia, foi anulada como tentativa de obstrução da justiça.

Assista na íntegra ao comentário de Joice Hasselmann sobre a preservação dos direitos políticos de Dilma Rousseff:




Nenhum comentário :

Postar um comentário