quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Venda de armas aumenta na Califórnia - população teme leis desarmamentistas

Conforme notícia publicada no site jornalístico norte-americano The Blaze na última terça-feira, as vendas de armas de fogo estão aumentando no estado da Califórnia, nos EUA. A população do estado - um dos que possuem algumas das regulamentações mais severas contra armas nos Estados Unidos - teme que a administração regional implemente mais leis desarmamentistas. A Califórnia seguiu boa parte da cartilha política do Partido Democrata ao longo das últimas décadas, incluindo com a proibição de carregadores com capacidade para mais de cinco munições para armas de fogo, com a legalização do aborto e da maconha.

O portal The Blaze informa que "na última semana, a Califórnia registrou aumentos nas vendas de armas de fogo, e a tendência continua. Após o massacre de San Bernardino [cometido por militantes salafistas ligados ao Estado Islâmico], os legisladores do estado nao perderam tempo para usar a tragédia como desculpa para impor novas limitações aos cidadãos comuns". As novas leis, conforme o site jornalístico, "incluem restrições aos chamados assault rifles" - termo empregado por integrantes do Partido Democrata para definir, de forma ampla, rifles semi-automáticos não-militares - e armas "com características vis". A expressão "assault rifle", em mais de uma ocasião, foi apontada pela oposição ao governo Obama como inadequada, uma vez que faz referência a rifles que não são de uso militar: os oposicionistas ressaltam que as forças armadas de todos os países empregam armas automáticas, enquanto que as variantes semi-automáticas são produzidas especificamente para uso civil, como meio para legítima defesa ou para prática de caça ou tiro esportivo.

Ainda conforme o site The Blaze, "apesar de boa parte dos eleitores californianos ser simpática ao Partido Democrata, muitos cidadãos decidiram adquirir suas armas antes que as novas leis seam implementadas. Os compradores têm medo de que o governo comece a controlar, com mais rigor, seus direitos protegidos pela Segunda Emenda".

A reportagem destaca que a nova lei define até aspectos ergonômicos como "características vis" das armas comercializadas: para se adequarem à legislação, esportistas "são forçados a mudar coronhas dobráveis ou austáveis para coronhas fixas". O portal informa que "o que a lei está assumindo que são 'características vis', na verdade, são apenas aspectos ergonômicos dos produtos".

Veja na íntegra a reportagem sobre as políticas desarmamentistas da Califórnia.

Em vídeo - Glenn Beck, colunista do The Blaze, discute as leis desarmamentistas:

Mais sobre o tema - debate com Eduardo Bolsonaro sobre o desarmamento:


Nenhum comentário :

Postar um comentário