sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Bolsonaro fala sobre campanha presidencial e defende criação de reserva estratégica de minérios

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo PSC, concedeu entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Na conversa, o líder conservador discutiu sua possível candidatura à presidência, posturas que deverá tomar em relação à economia brasileira, caso eleito, e a importância da criação de reservas estratégicas de minérios empregados nas indústrias automotiva e aeronáutica. A entrevista foi disponibilizada na íntegra, hoje, dia 16, através do canal oficial da rádio Jovem Pan no Youtube.

Bolsonaro afirmou que acredita estar na disputa, com bom número de eleitores, para o cargo da Presidência da República, caso sua candidatura venha a ser confirmada em 2018. O político conservador é apontado como um dos quatro favoritos nas próximas campanhas, com mais de 8% das intenções de voto. O capitão do exército, ao longo dos últimos meses, foi recebido em diversas capitais do país por grande público - a ascensão da personalidade, de acordo com analistas como o filósofo Olavo de Carvalho, se deve à preferência conservadora da maior parte dos cidadãos brasileiros.

O militar afirmou que é necessário proteger a economia do país através da criação de reservas estratégicas de alguns recursos naturais, como minérios, e também é preciso combater a corrupção no aparato estatal através da redução do poder e da influência do governo que, no entendimento do parlamentar, possibilitam desvios como os acontecidos na Petrobras. O oficial das forças armadas acredita que, todavia, é necessário realizar medidas como as privatizações favorecendo momentos em que as ações de empresas estatais mostrem alta, para que o Estado possa arrecadar mais. Ainda sobre o tema, Bolsonaro criticou severamente a forma como foi conduzida a privatização da Vale do Rio Doce, vendida, na opinião do político, quando a companhia estava muito desvalorizada. O integrante do PSC afirmou, sobre as fronteiras, que há graves problemas de operações de "mercado cinzento" e "mercado negro" no norte do Brasil, onde ocorre o comércio irregular de combustíveis, que pode trazer prejuízos à economia nacional e às de países vizinhas.

Sobre as reservas minerais do país, Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil possui matérias-primas valorizadas, com usos em diversos campos da indústria, e que não possuem a devida proteção para que sejam empregadas preferencialmente pelas companhias nacionais. O parlamentar argumentou que há insumos explorados por empresas chinesas, no território de Minas Gerais, por exemplo, que podem ter aplicação significativa por fabricantes de carros, aeronaves e até mesmo por companhias que confeccionem jóias.

Assista na íntegra à entrevista de Jair Bolsonaro:



Nenhum comentário :

Postar um comentário