segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Militantes do Estado Islâmico utilizam Bitcoins para manter atividades terroristas, segundo jornal israelense

Conforme matéria publicada ontem, dia 28, no veículo de comunicação israelense Jerusalem Post, militantes do Estado Islâmico podem estar empregando Bitcoins para manutenção de atividades terroristas. O recurso está sendo empregado pela maior facilidade de uso, em áreas distintas das ocupadas tradicionalmente pela organização. A nova estratégia da organização terrorista também seria motivada pelo colapso do auto-intitulado "Califado", que foi efetivamente derrubado pela colaboração militar entre a Síria, a Rússia e os Estados Unidos, na região do Levante, contra os salafistas.

O movimento salafista, que perdeu diversas de suas cidades no "Califado", incluindo sua capital (a cidade de Raqqa, na Síria), segundo o Jerusalem Post, estaria obtendo Bitcoins através de esquemas de lavagem de dinheiro, que ainda estão em funcionamento na Palestina e mesmo no território dos Estados Unidos. A informação, de acordo com o veículo, é oriunda do Instituto Internacional de Contra-Terrorismo Herzliya (parte das Forças de Defesa de Israel - IDF). Os Bitcoins, de acordo com a reportagem, já estariam sendo empregados no financiamento de atentados terroristas. Outros grupos jihadistas também estariam seguindo essa abordagem.

Uma justificativa ideológica, de acordo com o artigo, utilizada pelos salafistas é "não apoiar o sistema financeiro dos países ocidentais". Ações de contra-terrorismo da comunidade internacional também estariam dificultando as ações terroristas que fazem uso das moedas convencionais - as operações anteriores e movimentações financeiras dos grupos extremistas poderiam ser mais facilmente identificadas, através dos diversos sistemas financeiros dos países-alvo dos militantes.

O Jerusalem Post acrescenta que os Bitcoins possuem uma vantagem significativa, em operações criminosas: "seu uso é feito de maneira anônima, que não pode ser rastreada, que não está sujeita à maioria das legislações e já tem alcance global".

Mais sobre o tema - reportagem sobre uso de Bitcoins em operações de lavagem de dinheiro, pelo veículo de comunicação Euronews:



Nenhum comentário :

Postar um comentário