quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Desemprego teve pequena redução, até julho

O nível de desemprego no Brasil teve, no último trimestre, queda de 0,8% - todavia, o indicador teve influência significativa da informalidade, que está crescendo no Brasil. Apesar na queda no desemprego, o país continua em uma situação difícil, com cerca de 13,3 milhões de desempregados, ou 12,8% da população economicamente ativa, conforme levantamento do IBGE. A notícia sobre a redução no desemprego foi divulgada hoje pela agência de notícias EBC.

Conforme o veículo de comunicação, os dados foram obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A informalidade desempenhou o maior papel na criação de vagas de trabalho - cerca de 721 mil pessoas conseguiram ocupação a mais do que o total de empregados do país no primeiro semestre de 2017.Apesar da melhoria observada no segundo semestre, o nível de emprego conseguiu apenas se equiparar ao que existia no mesmo período de 2016, o que sugere o fim da tendência de aumento do desemprego, e uma gradual recuperação econômica.

A reportagem acrescenta que 468 mil oportunidades de trabalho surgiram nas ocupações informais (sem carteira de trabalho). Quanto às vagas de emprego formais, houve queda de aproximadamente um milhão de postos de trabalho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, conforme reportagem divulgada hoje no portal R7, o fim da tendência de aumento de desemprego possibilitou pequena melhora no nível de oportunidades formais, na comparação entre o 1º e o 2º semestres de 2017.

Mais sobre o tema - reportagem da rádio Jovem Pan sobre a queda no desemprego:



Nenhum comentário :

Postar um comentário