quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Coreia do Norte faz lançamentos de mísseis balísticos em provocação contra Estados Unidos e Japão

Na segunda-feira, dia 5, a Coreia do Norte realizou lançamentos-teste de mísseis balísticos no Mar do Japão - as armas percorreram uma distância de 620 milhas, em direção ao país aliado dos Estados Unidos, de acordo com oficiais da OTAN. Os testes receberam condenação da comunidade internacional, e são vistos como uma provocação contra os países vizinhos que matém boas relações diplomáticas com a maior economia do mundo - o regime comunista da Coreia do Norte realiza testes similares a cada ano, por ocasião dos treinamentos conjuntos das forças armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

O canal de televisão norte-americano CNN informa que "os lançamentos de mísseis balísticos pelo regime comunista foram realizados sem quaisquer avisos prévios às nações vizinhas, e as armas poderiam oferecer ameaça a aeronaves ou até mesmo a navios mercantes que empregam como via o Mar do Japão. A intenção da Coreia do Norte é exatamente a criação de uma situação tensa e de provocar seus adversários. O governo do país tem o intuito de atrair a atenção da comunidade internacional durante encontros do G20". O regime socialista adotou estratégia similar durante a grave crise alimentar pela qual passou após o colapso da União Soviética - desde a obtenção da tecnologia de armas atômicas pela Coreia do Norte em 2006, o governo de Pyongyang é acusado de realizar "chantagem nuclear" para recebimento de assistência humanitária.

O veículo de comunicação informa que "a escolha do Japão se dá porque o país do extremo-leste asiático não possui forças armadas tão bem preparadas para o combate quanto as de outro rival, a Coreia do Sul, e também porque o Japão é um país muito rico". Os lançamentos de mísseis balísticos efetuados pelo regime comunista motivam a criação de um sistema de defesa antiaérea no território sul-coreano, pelos Estados Unidos, que temem a beligerância e as ações instáveis do país de Kim Jong-un.

A Coreia do Norte é acusada pela Organização das Nações Unidas de manter uma rede de campos de concentração comparável à do regime nazista - o Estado totalitário utiliza o sistema para a prisão, emprego de trabalhos forçados e eventuais execuções de dissidentes. O país socialista passou a registrar crises alimentares após o fim do auxílio econômico soviético, durante a década de 1990 - a Anistia Internacional informa que, possivelmente, mais de dois milhões de cidadãos da Coreia do Norte morreram de fome no período. A chantagem nuclear é a forma encontrada pelo partido governante para a obtenção de alimentos e atenuação do quadro.

Assista à reportagem da CNN sobre os novos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte:



Nenhum comentário :

Postar um comentário