quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Joice Hasselmann: "Lula foi derrotado mais uma vez e continuará nas mãos de Sérgio Moro"

A defesa de Luíz Inácio Lula da Silva tentou transferir a investigação sobre o envolvimento do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras para o Supremo Tribunal Federal, mas a estratégia foi frustrada por Teori Zavascki - de acordo com a jornalista Joice Hasselmann, o ministro "negou mais uma vez os pedidos da defesa do petista, e ainda repreendeu Lula. Teori afirmou que o ex-presidente tenta, de forma clara, impedir as investigações da operação Lava Jato".

A colunista informa que "a defesa de Lula já havia feito isso, tentando tirá-lo das mãos de Sérgio Moro e enviar todas as investigações para o STF [instância onde a maior parte dos atuais ministros foram nomeados por Lula ou pela ex-presidente Dilma Rousseff]. O Supremo havia negado o pedido - uma parte da investigação é conduzida pelo STF, enquanto outra permanece ao alcance de Sérgio Moro - a investigação sobre o sítio na cidade de Atibaia, sobre o apartamento de luxo no Guarujá e sobre a empresa de palestras do ex-presidente. A defesa alega que Lula é uma 'vítima', e que estaria sendo perseguido por Sérgio Moro, que apenas cumpre a lei".

Em seu comentário sobre a postura da defesa do ex-presidente, Teori Zavascki afirmou, conforme a jornalista, que "Lula demonstra insistência para embaraçar as investigações da Lava Jato. O petista já é réu por tentar impedir a ação da justiça, através da compra do silêncio de Nestor Cerveró, e realizar articulações com o intuito de frustrar a operação [outra ação do ex-presidente foi contida pelo Supremo: por ocasião de sua posse como ministro do governo Dilma, a instância máxima suspendeu a nomeação de Lula, vista como mera tentativa de garantir ao suspeito o foro privilegiado]".

Na opinião da colunista, "Lula montou o 'petrolão', foi o responsável por rede de corrupção para compra de votos de parlamentares durante seu período na Presidência e também organizou os esquemas de favorecimento ilícito com recursos dos fundos de pensão. Ele não tem como fugir da cadeia - ele sabe disso. Agora, com Teori Zavascki dizendo 'sim, é Sérgio Moro que vai investigar o triplex, o sítio em Atibaia e as palestras milionárias', é um momento de grande azar para Lula e de sorte para o Brasil".

Assista ao comentário de Joice Hasselmann sobre a decisão de Teori Zavascki:



Nenhum comentário :

Postar um comentário