segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Lula se recusa a falar sobre desaparecimento de bens da União durante sua presidência

O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva se recusou a falar ao juiz Sérgio Moro sobre o desaparecimento de bens da União que foram recebidos durante o período em que o Partido dos Trabalhadores deteve o poder sobre o mais importante cargo do Executivo - em áudio divulgado durante fases anteriores da operação Lava Jato, o petista afirmou que os "presentes" foram separados para um "acervo" dedicado à preservação da memória do tempo em que ocupou a Presidência da República.

De acordo com matéria veiculada hoje no portal UOL Notícias, o ex-chefe do Executivo "não reconhece a competência" do juiz Sérgio Moro para a investigação sobre vinte e três caixas com presentes recebidos por Lula enquanto o petista ocupava o cargo de presidente. As caixas foram apreendidas pela Polícia Federal na 24ª fase da operação Lava Jato. A defesa do líder de esquerda afirmou que Lula prestará depoimento "apenas à Justiça Federal de Brasília". Os investigadores suspeitam que Lula tenha se apropriado indevidamente de bens que são, por lei, destinados ao Estado brasileiro.

O Tribunal de Contas da União ordenou investigações pormenorizadas sobre a possível apropriação indevida de mais de 500 bens por Luiz Inácio Lula da Silva durante o período em que o petista ocupou a Presidência da República. Os bens que teriam sido indevidamente apropriados incluem obras de arte e até mesmo uma coroa de ouro.

Luiz Inácio Lula da Silva também é investigado por suspeita de recebimento de propriedades, que teriam sido dadas como forma de propina por empreeiteiras envolvidas na realização de obras do Governo Federal. O ex-presidente é acusado pela oposição de direita de ter recebido um apartamento de luxo no Guarujá e um sítio na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo. Lula, antes do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff pela realização de operações de crédito não-autorizadas, foi indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Mais sobre o tema - programa "Morning Show", da rádio Jovem Pan, sobre os presentes "desaparecidos" durante as administrações petistas:



Nenhum comentário :

Postar um comentário