sábado, 18 de fevereiro de 2017

Lideranças convocam manifestação contra a lei de desarmamento - protesto deverá ocorrer amanhã, dia 19

Amanhã, dia 19, deverão ocorrer protestos em todo o Brasil pelo fim da lei conhecida como "Estatuto do Desarmamento", instituída pelo ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, em 2003. A lei retirou dos cidadãos comuns o direito à posse e porte de armas de fogo - os críticos da legislação afirmam que a regra facilitou a ação de criminosos, e aumentou a taxa de homicídios no Brasil, de 40.000 mortes para  cerca de 60.000 por ano, conforme números divulgados pelo estudo Mapa da Violência. Os opositores da decisão de Lula ainda afirmam que o Estatuto serviu de estímulo à ação de criminosos. Protestos contra a lei de desarmamento foram organizados no Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Bene Barbosa, fundador da organização não-governamental Movimento Viva Brasil, convocou a população de São Paulo para manifestação contra o desarmamento na capital do estado. Barbosa é uma das principais lideranças conservadoras que lutam a favor do direito à legítima defesa armada contra criminosos. O criador do MVB também é autor de um livro sobre as políticas desarmamentistas - "Mentiram para mim sobre o Desarmamento" - e sobre os efeitos das decisões governamentais que reduzem a capacidade da população para a autodefesa contra criminosos. Bene argumenta que a lei é ineficiente, e que todos os continentes, é possível observar pioras nos índices de homicídios e outros crimes violentos em regiões, estados ou países que adotam o desarmamento da população civil.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro também fez convocações aos protestos de domingo - o policial federal é notório defensor do direito à legítima defesa armada, e também argumenta que a possibilidade de defesa para a população é um elemento capaz de promover queda expressiva em índices de criminalidade. O filho de Jair Bolsonaro argumenta que fez uso do direito à legítima defesa em mais de uma ocasião, e que essa possibilidade salvou sua vida. Eduardo também deverá estar presente na manifestação na capital paulista - o parlamentar afirma que "o objetivo é fazer pressão pela aprovação do PL 3722 [projeto de lei que poderá devolver o direito à legítima defesa à população civil]".

O Estatuto do Desarmanento, na opinião dos líderes conservadores, não apenas foi um fracasso na promoção da segurança pública - a lei também foi um desastre de aprovação popular. A lei que pode acabar com o desarmamento - o PL 3722 - é a legislação que recebeu aprovação popular recorde, no serviço Disque-Câmara (um dos canais oficiais do parlamento, usado para pressão popular pela aprovação de novas leis). A maioria da população brasileira, hoje, é favorável à extinção da lei de desarmamento, conforme pesquisa da Câmara sobre o PL 3722 e o site Vote na Web.

Sobre o tema - canal Terça Livre discute a lei de desarmamento e o colapso da segurança estatal no Espírito Santo:


Veja mais - debate com Bene Barbosa sobre o Estatuto do Desarmamento:



Nenhum comentário :

Postar um comentário