Donald Trump, durante seu primeiro ano na Presidência dos Estados Unidos, moveu campanha persistente pela redução nas regulamentações e restrições às atividades econômicas das empresas americanas - de acordo com o chefe de Estado, o objetivo da política atual é "libertar as empresas dos EUA do fardo redundante de regulações governamentais ineficazes". O veículo de comunicação norte-americano Fox News realizou matéria sobre o tema, que foi publicada com legendas em português pelo canal Embaixada da Resistência, do Youtube, no último dia 15.
Conforme a reportagem, Donald Trump quer deixar claro que seu objetivo é, efetivamente, reduzir pela metade o número de controles do Estado sobre a economia nos EUA, que são praticados através de regulações governamentais. O presidente realizou uma "inauguração" do projeto de liberalização da economia, demonstrando a quantidade de regras anteriores e o que a atual administração pretende alcançar, após as simplificações e cortes na burocracia. A reportagem informa que o governo assegura que já impediu ou atrasou a implementação de ao menos 1.500 projetos de regulamentos econômicos, que estavam em tramitação antes do início da nova presidência e que continuaram ou surgiram durante o ano de 2017.
O mercado tem respondido bem às medidas tomadas pelo presidente - ao longo de 2017, o índice de produção industrial Dow Jones viu ao menos 40 altas-recorde até o mês de setembro. Logo nas primeiras semanas de governo, o índice alcançou alta de 20.000 pontos, com o otimismo do mercado diante do que Trump chama de "libertação do empreendedorismo". Os salários dos operários industriais estão em alta, e o desemprego caiu significativamente ao longo do ano, indo no sentido contrário ao da "desindustrialização" observada no país ao longo dos últimos anos, com a perda de competitividade diante de adversários como a China. O presidente Donald Trump ainda promete, de acordo com a reportagem, que irá "acabar com duas regulamentações para cada uma que for imposta pelo Estado".
Veja na íntegra - reportagem do veículo Fox News sobre a política econômica de Donald Trump:
Nenhum comentário :
Postar um comentário