domingo, 1 de outubro de 2017

IPEA afirma que economia está em processo de recuperação, e quadro deverá melhorar em 2017 e 2018

Conforme notícia publicada pelo veículo de comunicação EBC, o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - prevê crescimento do PIB brasileiro de 0,7%, em 2017, e de 2,6%, em 2018. O Instituto informou que a expectativa poderia ser melhor, na ordem de 3,4%, caso o governo tivesse mais sucesso nas reformas econômicas que tenta empreender. O Instituto, ainda conforme a reportagem, argumenta já ser claro que "o Brasil saiu da recessão", e que a economia agora está em processo de retomada do ritmo, para patamares melhores. O artigo foi disponibilizado pela agência no último dia 28. 
Imagem: site Valor Mercado

Conforme a EBC, o IPEA aponta como os principais motores da recuperação o consumo das famílias brasileiras, as exportações e o setor agropecuário, que se destaca como o de crescimento mais expressivo no país. Até mesmo a indústria, que vem sofrendo por mais de uma década no Brasil, deverá apresentar um papel mais significativo no processo de recuperação econômica, para o posicionamento do IPEA.

O artigo da EBC destaca que ainda é necesário que o Estado conduza reformas econômicas e nos sistemas de welfare do país, que ainda geram desconfiança nos investidores quanto à capacidade do governo de administrar as contas públicas. A matéria acrescenta: "tornar mais sustentáveis os gastos públicos é essencial para que os investidores confiem nessa retomada e voltem a fazer investimentos mais de longo prazo". Em situações onde a economia é instável e os juros são elevados, como no Brasil, a maior parte dos investidores prevere aplicar seus recursos em especulação ou bancos, onde os riscos são menores do que na atividade produtiva que, no Brasil, enfrenta grandes dificuldades na competição contra produtores estrangeiros (que praticam preços mais baixos) e em decorrência de pesadas regulamentações que atingem a maior parte das atividades econômicas.

Apesar de ainda haver grandes problemas a resolver, a matéria informa que há previsão de crescimento da indústria brasileira em 0,5%, em 2017, e em 3,4%, em 2018. A produção agrícula deverá crescer 12,5% em 2017 e 3,5% em 2018.

Mais sobre o tema - reportagem do Jornal da Band sobre a recuperação da economia:



Nenhum comentário :

Postar um comentário