terça-feira, 29 de novembro de 2016

Estado Islâmico assume autoria de esfaqueamentos cometidos em Universidade de Ohio

A organização terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado realizado na Universidade Estadual de Ohio - em contas de propriedade do grupo nas redes sociais, os salafistas afirmaram que o militante Abdul Razak Ali Artan foi um "soldado" do ISIS. O modelo do ataque foi similar ao dos praticados por outras organizações extremistas, como o Hamas, que atua na Palestina, e ao de ataques antissemitas recentes, ocorridos na França. Em comunicações anteriores, o Estado Islâmico afirmou que os simpatizantes deveriam "atacar os infiéis com armas, carros e facas".

O Hamas, outra organização salafista, segue padrão similar em suas ações, e chegou a exigir de seus militantes a realização da "intifada das facas" - a iniciativa foi uma série de ataques com armas brancas desferidos contra judeus, nos territórios do Estado de Israel. O Hamas - que colabora com o Estado Islâmico no norte do Egito - também pede que seus militantes realizem ataques com veículos automotivos, como carros e caminhões. O Estado Islâmico assumiu autoria de um atentado similar, no sul da França. O ato terrorista em Ohio deixou dez pessoas feridas, e o militante Abdul Razak Ali Artan foi morto pelas forças policiais.

O Estado Islâmico já realizou outras operações similares nos Estados Unidos - o grupo fundamentalista assumiu a autoria do massacre de San Bernardino, na Califórnia, e do massacre ocorrido neste ano, em uma boate gay localizada no estado da Flórida. O movimento terrorista faz uso, na maior parte dos casos, de militantes infiltrados através de programas de refugiados - como Abdul Razak Ali Artan ou como os soldados responsáveis pelo massacre cometido em Paris, na casa de espetáculos Bataclan, onde mais de cem pessoas foram assassinadas. A organização salafista havia afirmado, no início do ano, que lançaria atentados contra alvos em território americano e europeu, como confirmado pelos acontecimentos atuais. A principal forma de recrutamento do grupo é através da internet, onde o ISIS mantém grande número de veículos que divulgam vídeos de treinamento e operações terroristas. O Estado Islâmico também ficou conhecido por vídeos de propaganda onde são exibidas cenas de execuções cometidas pelos jihadistas.

Abdul Razak Ali Artan era um refugiado originário da Somália, país localizado no nordeste da África, de maioria muçulmana sunita (mesma vertente da religião à qual o Estado Islâmico jura lealdade). O grupo fundamentalista também possui grandes bases de operação na Nigéria, no oeste africano, na Líbia, no norte do continente, e no Egito, especialmente nas regiões próximas a Israel. O grupo destacou, em suas mensagens de advertência propagadas ao longo de 2016, que pretende atacar mais alvos nos Estados Unidos, em países europeus e no Estado de Israel.

Mais sobre o tema - reportagem do canal Terça Livre sobre o atentado terrorista em Ohio:


Sobre atentados similares cometidos pelo Hamas - vídeos de propaganda que incitam militantes a atentados antissemitas com armas brancas, na série de ataques que ficou conhecida como "intifada das facas", denunciado pelo canal Palestinian Media Watch:



Nenhum comentário :

Postar um comentário