terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Número de crimes cai 18% enquanto vendas de armas aumentam mais de 80% nos EUA


Imagem: http://goo.gl/Pc5lSS
O FBI emitiu dados apontando que ao longo de 15 anos houve uma queda de 18% nos números de crimes violentos no território dos Estados Unidos, enquanto a procura pela compra de armas de fogo aumentou 82%. Os dados foram emitidos durante nova campanha do governo Obama para tentar endurecer as leis de controle de armas existentes no país.

A pesquisa "Crime nos Estados Unidos", realizada pelo Bureau - FBI, o equivalente norte-americano à Polícia Federal brasileira - aponta que o número de crimes contra a propriedade (incluindo invasões de lares) caiu 4,3% e o número de crimes violentos, incluindo estupros e homicídios, caiu 0,2%. Também foi identificada uma preferência dos criminosos na escolha de armas pequenas como pistolas e revólveres para as ações criminosas, em detrimento do uso de espingardas e fuzis: o FBI indica que as armas longas foram utilizadas em apenas 3% das ocorrências. 

A Fundação Nacional dos Esportes de Tiro dos Estados Unidos declarou que "os dados de um ano para o outro não são tão signifiativos, mas a comparação ao longo de um período superior a uma década mostra um resultado enorme na redução das taxas de criminalidade". A afirmação é de que o total de ocorrências ao longo do período de 15 anos (de 2000 até 2015) pode ser de 18,02 %. 

As informações oferecidas pelo FBI confirmam a tendência observada no Brasil de aumento nas taxas de criminalidade em situções onde a circulação de armas de fogo legalizadas sob propriedade de civils é reduzida: desde a aprovação da primeira lei de controle de armas aprovada na década de 1990 (que criminalizou o porte sem permissão), ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, até 2015, o número de homicídios no Brasil passou de aproximadamente 41.000 a mais de 56.000, até 2014 (conforme dados disponibilizados pelo SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde-/SVS/MS de 2010). O número de armas entregues à campanha do desarmamento passa de 570 mil, conforme Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e a redução na comercialização de armas de fogo legais no país chega a 90%, conforme artigo disponível no site jus.com.br. 

Os dados disponibilizados pelo FBI surgem durante os procedimentos para aprovação do PL3722, enriquecendo de forma importante o debate público, que poderá devolver aos brasileiros o direito de aquisição de armas sem intervenção política do governo petista através do ministro José Eduardo Cardozo, que pressiona a polícia federal pelo desarmamento da população civil. José Eduardo Cardozo é conhecido por apoiar as políticas do MST de invasão de terras e por tomar parte nas reuniões no Foro de São Paulo, onde dialoga com representantes das FARC, do governo cubano e do regime de Nicolás Maduro, que mantém lei similar ao estatuto do desarmamento em vigor na Venezuela.

Curta nossa página no Facebook

Dados do aumento da venda de armas e redução da criminalidade nos EUA - queda superior a 15% nos crimes (em vermelho) e aumento superior a 70% nas vendas:

Imagem: FBI - Crime in the US
Fontes:



Nenhum comentário :

Postar um comentário