quarta-feira, 6 de abril de 2016

Oficiais do Hamas são filmados treinando tropas do Estado Islâmico na Península do Sinai

Trecho do vídeo de propaganda do ISIS: oficiais do Hamas oferecem treinamento militar a soldados do Estado Islâmico
Imagem: Breitbart
Conforme notícia divulgada hoje pelo portal de notícias norte-americano Breitbart, comandantes de tropas do movimento antissemita Hamas foram filmados treinando soldados do grupo terrorista Estado Islâmico, na Península do Sinai - a região é disputada pelo auto-declarado "califado", que atribuiu à área sob seu domínio no norte do Egito o nome de "Província do Sinai" ("Wilayat Sinai"). A matéria foi escrita pelos correspondentes do Breitbart em Jerusalém, Aaron Klein e Ali Waked.

De acordo com o veículo de comunicação, "os militantes a serviço do ISIS na Península do Sinai divulgaram um vídeo que retrata seus soldados recebendo treinamento militar para o confronto prolongado que o 'califado' está mantendo contra o governo do Egito". O que chama a atenção, para o site jornalístico, é que "dois dos indivíduos que aparecem liderando as sessões de treinamento são mostrados, no vídeo, utilizando uniformes dos grupamentos paramilitares do Hamas, ao invés da indumentária características dos soldados do Estado Islâmico [o Hamas também é um grupo salafista e antissemita, que atua principalmente nas regiões sob controle do Estado palestino, como a Faixa de Gaza]".

Os vídeos de propaganda do ISIS, para Klein e Waked, confirmam as alegações das Forças de Defesa de Israel, que "afirmam existir colaboração e fortes vínculos entre os dois grupos criminosos. Representantes do Estado de Israel argumentaram que o Hamas oferece treinamento militar ao Estado Islâmico em troca de colaboração com esquemas de tráfico de armas", que são obtidas, por exemplo, na Líbia, de onde o Hamas obteve recentemente um canhão antiaéreo de fabricação soviética capturado pelos jihadistas que assumiram o controle de grandes regiões do país após o colapso do regime de Kadafi. As regiões de fronteira entre o Sinai e Israel seriam usadas pelo ISIS e pelo Hamas no contrabando do equipamento bélico.

O portal acrescenta que a aproximação entre o Estado Isâmico e o Hamas não foi bem-vista por todos os jihadistas: "extremistas simpáticos ao 'califado' fizeram apelos ao líder do ISIS, Abu Bakr Al-Baghdadi, para que os acordos com o grupo palestino fossem suspensos, uma vez que o Hamas estaria perseguindo militantes do 'Estado' auto-declarado. O vídeo, que revela a cooperação entre os dois grupos, sugere que não há antagonismo, mas sim uma colaboração ativa e direta, entre os dois movimentos". A informação também desmente relatos anteriores que sugeriam que oficiais em postos de poder no Hamas estariam desertando para ingressar no ISIS: a interação entre os terroristas sugere que se vêem como aliados ao invés de concorrentes, ao contrário do que ocorre entre o Hezbollah e o grupo de Al-Baghdadi - as duas facções participam de polos opostos nos conflitos na Síria e no Iraque.

A reportagem ainda afirma que "no último mês, o Hamas recuperou um de seus líderes militares, Ghassan Alarjani, que foi severamente ferido em combate na Península do Sinai, onde lutava ao lado de forças do 'califado'. Fontes ligadas aos movimentos salafistas disseram que as tropas aliadas a Alarjani fizeram a notícia dos ferimentos do líder chegar ao quartel general do grupo terrorista em Gaza. O comando da organização, após informado do problema, tomou providências para que Ghassan Alarjani fosse levado de volta para o território palestino através da rede de túneis que liga o norte do Egito à região".

No dia 20 de fevereiro, o portal Breitbart publicou notícia sobre um soldado do grupo Hamas abatido em combate na Líbia - o militante estaria servindo nas forças do Estado Islâmico, que empreendem uma expansão pelo país norte-africano. No dia 2 de março, o mesmo veículo de comunicação informou que o Hamas exibiu, durante parada militar, um canhão antiaéreo soviético, supostamente contrabandeado para a Faixa de Gaza a partir da Líbia ocupada pelo "califado".

Vídeo - nova peça de propaganda do ISIS mostra oficiais do Hamas liderando treinamento dos jihadistas:



Leia mais sobre o soldado do Hamas morto em combate na Líbia, a serviço do ISIS

Leia mais sobre o tráfico de armas entre o Hamas e o ISIS


Nenhum comentário :

Postar um comentário