quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ibovespa sobe com perspectiva de Henrique Meirelles no comando do Ministério da Fazenda

De acordo com artigo publicado no site InfoMoney, as informações a respeito da possível nomeação de Henrique Meirelles para o comando do Ministério da Fazenda levaram a uma melhora no índice Ibovespa - a hipótese da saída de Nelson Barbosa do cargo também promoveram uma queda no valor do dólar. O portal informa que o principal índice econômico da Bolsa de Valores de São Paulo teve alta de 2%, e que o valor da moeda americana caiu 1%.
Imagem: Aline Lata / Veja

Ainda conforme a notícia do InfoMoney, Michel Temer sinalizou que respeita as capacidades de Henrique Meirelles para o cargo e declarou: "se eu tivesse que assumir [a Presidência da República] hoje, o novo chefe do Ministério da Fazenda seria ele". Ainda assim, apesar da sinalização a respeito do futuro do cargo responsável pela gestão da economia brasileira, o vice-presidente afirmou que "nenhum de nós sabe o que vai acontecer amanhã". O veículo de comunicação informa que ações da maior estatal do país, a Petrobras, tiveram alta, que acompanhou o aumento nos preços do petróleo e as movimentações da política brasileira. 

De acordo com notícia publicada no portal G1 no dia 18 de abril, apesar da votação favorável ao impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, o índice ibovespa fechou o dia seguinte à decisão com queda de 0,63%, ao contrário da expectativa do mercado, que vinha oferecendo respostas positivas às derrotas sofridas pela atual administração, vista como incapaz de solucionar os problemas econômicos e políticos pelos quais o Brasil está passando, como o aumento da inflação, do desemprego e a instabilidade da própria chefe do executivo, considerada a líder com pior aprovação popular desde Fernando Collor de Mello - o único presidente, além de Dilma Rousseff - a sofrer processo similar, em 1992. A queda no índice Ibovespa, que agora reflete mais otimismo do mercado, sinalizada que os investidores aceitam bem a substituição da atual equipe econômica pelos nomes sugeridos por Temer.

Segundo o portal de notícias O Financista, o mercado possui boas expectativas referentes à possível gestão coordenada por Michel Temer, mas poderá ser influenciado de forma significativa pelos próximos acontecimentos relativos ao processo de impeachment, no Senado. As melhorias nos indicadores da Bolsa também estão ocorrendo como reflexo dos aumentos nos preços internacionais do petróleo e do aço, que desempenham papel importante entre as exportações do Brasil.

Mais sobre a resposta do mercado à possível nomeação de Henrique Meirelles - veja a reportagem disponibilizada pelo canal da revista Exame no Youtube sobre a alta do Ibovespa:



Nenhum comentário :

Postar um comentário