terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Esfriamento do mercado imobiliário reduziu preços de mais da metade dos imóveis em 10%

De acordo com notícia divulgada hoje pelo site Exame, a maior parte das negociações de aluguel ou de compra de imóveis foi fechada com desconto de até 10%, no ano de 2015. Os dados fornecidos pelo veículo de comunicação foram compilados pelo site de classificados imobiliários VivaReal. O site Observador do Mercado também informa que a agência Fitch sinalizou pioras do mercado de imóveis brasileiro para o ano de 2016, o que pode indicar ainda maiores quedas nos preços. O estado do Rio de Janeiro também têm sido afetada de maneira notória pelas reduções, com destaque para o município de Niterói - empresas do ramo imobiliário têm buscado estratégias promocionais para ampliar as vendas.

Valores das reduções de preços de imóveis, conforme apresentados pelo site VivaReal e publicados na Exame
Imagem: http://goo.gl/G69VHP

A plataforma da revista Exame na internet noticia que quase 50% dos consumidores obtiveram descontos importantes nas compras ou aluguéis. 17% deles conseguiram descontos superiores a 15%, enquanto 5% tiveram redução de preço de até 30% nos contratos. Em 2015, o site já havia informado sobre quedas expressivas nos preços, durante o mês de agosto, no qual as reduções foram no maior valor para um período de 12 meses desde 2008. As cidades que registraram as maiores diminuições nos valores dos imóveis e dos aluguéis foram Rio de Janeiro e Curitiba. A expectativa é que, no ano de 2016, os valores dos imóveis retornem aos patamares de 2011.

Uma das razões para a redução nos preços registrada pelo mercado de imóveis é a restrição maior no crédito imobiliário. Enquanto o poder de compra das famílias está reduzido com a crise e as taxas de juros (que influem diretamente sobre a capacidade de obter crédito dos compradores) está alta, o número de imóveis ofertados é grande, o que favorece a redução nos preços. A Exame também publicou um relatório sobre as quedas, redigido pela FipeZap, que divulga um índice sobre os preços do mercado imobiliário. O relatório, disponível a seguir, discute outras variáveis que influenciam a atual situação, como o desemprego:



O site UOL noticiou, no final de 2015, que o mercado imobiliário do Rio de Janeiro é um dos que mais está sendo afetado pela redução de preços, no Brasil. A trajetória de queda de preços têm se acentuado, e afeta outras cidades do estado, como Niterói - o município registrou quedas em todos os valores de aluguéis e vendas de 2,7%, no ano passado. Os valores dos aluguéis, no território fluminense, chegaram a cair, em conjunto, mais de 6% - ainda conforme o UOL, esse pode ser, para quem tem recursos para uma compra à vista, um momento excelente para adquirir um imóvel. É, ao mesmo tempo, um momento ideal para inquilinos que visem fechar um contrato de locação mais barato, mas é o pior dos momentos para quem pretende fazer aquisições através de empréstimos - a Caixa tem elevado repetidas vezes os juros do financiamento imobiliário, o que vai piorar significativamente o endividamento que qualquer pessoa que siga este projeto.

Leia mais sobre a atual recessão no Brasil e as expectativas do mercado para 2016

Leia sobre as quedas nos preços de imóveis registradas em 2015, no Rio de Janeiro

Leia o boletim sobre o desaquecimento imobiliário no scribd


Nenhum comentário :

Postar um comentário