domingo, 31 de janeiro de 2016

Donald Trump é candidato republicano favorito, para eleitorado latino

De acordo com matéria publicada pelo site do jornal norte-americano New York Post, Donald Trump é o candidato favorito entre os eleitores latinos do partido republicano, apesar de seu discurso rigoroso contra a imigração ilegal. O candidato conta com 38% das preferências e votos entre o grupo demográfico, superando todos os outros pré-candidatos da agremiação. Nos seus discursos recentes, Donald Trump disse que iria dificultar a imigração ilegal, e até mesmo que poderia construir uma "grande muralha" separando os Estados Unidos do México. A postura do candidato é bem-vista por muitos eleitores que realizaram a imigração legal (formal), e também pela comunidade cubana do país, que é, em sua maioria, anticomunista e favorável ao Partido Republicano. A notícia também foi divulgada pelo site jornalístico Free Republic, hoje.
Imagem: revista "People"

De acordo com o portal de notícias Free Republic, 38% dos eleitores latinos que favorecem o Partido Republicano irão votar por Donald Trump, enquanto 15% farão a escolha de Ted Cruz, 14% escolherão Jeb Bush e apenas 8% irão votar no cubano-americano Marco Rubio. O New York Post informa que "o candidato parece estar construindo uma base de eleitores dedicados, e está conseguindo se mostrar intocável, apesar das declarações, com a preferência de 38% do eleitorado republicano latino. Para aqueles que pretendem 'parar' Trump, a atual pesquisa de opinião é uma péssima notícia". 

O resultado da pesquisa surpreende, conforme a posição defendida pelo New York Post, porque Donald Trump teria tido problemas com o eleitorado latino após algumas de suas declarações sobre imigrantes mexicanos. Trump teria dito, segundo a matéria, que muitos estupros, assassinatos e o tráfico de drogas presente na região de fronteira ao sul dos EUA são culpa de imigrantes ilegais. O discurso "politicamente incorreto" do republicano não conquistou apenas os latinos - de acordo com o site The Gateway Pundit, o candidato também possui a preferência dos negros (40%) e asiáticos (19%), sobre os outros candidatos da agremiação. O candidato acredita que a preferência dos votos está sendo dada a ele por sua plataforma liberal, que visa afastar ao máximo a interferência estatal da economia: ele teria dito que "não são apenas os 'brancos' que estão sendo afetados pela burocracia - as pessoas pertencentes às minorias também querem se ver livres disso".

Donald Trump também ficou conhecido por sua postura severa sobre a imigração de muçulmanos para os Estados Unidos - o pré-candidato chegou a dizer que tomaria medidas para impedir a entrada de pessoas que seguem a fé corânica no território americano. Trump também sugeriu que a vigilância sobre as mesquitas e sobre a comunidade islâmica nos EUA fosse ampliada, em geral. Na opinião do candidato, a entrada de islâmicos poderia ser "totalmente proibida".
Eleitorado latino do Partido Republicano escolhe o "politicamente incorreto" Donald Trump, por medo de crimes cometidos
por imigrantes ilegais.
Imagem: https://goo.gl/G0530z

Em contraste com a postura defendida pelo pré-candidato republicano, o atual governo democrata de Barack Obama busca aproximação com organizações ligadas ao extremismo islâmico, como o CAIR, que é um grupo acusado de ter ligações com o movimento egípcio "Irmandade Muçulmana". A administração Obama foi denunciada por ter dificultado investigações sobre a atuação de grupos islâmicos nos EUA, chegando a ter demitido um funcionário da Homeland Security que avisou o Congresso sobre a iminência de um ataque terrorista, antes que o massacre de San Bernardino - cometido por um grupo extremista islâmico em atividade na Califórnia - chegasse a acontecer. A postura benevolente de Obama para com o terrorismo e a permissividade extrema para a entrada de imigrantes ilegais, inclusive de criminosos, é um dos fatores que movem o eleitorado latino - e de outras minorias - do Partido Republicano para a escolha a favor do "politicamente incorreto" Donald Trump, conforme o site de notícias Breitbart. Conforme editorial do veículo de comunicação, a população latina entende que a imigração ilegal pode aumentar o crime e piorar a vida dos que se esforçaram dentro da lei para conquistar uma situação melhor.





Nenhum comentário :

Postar um comentário