quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bene Barbosa realiza debate sobre desarmamento na Jovem Pan

O advogado e escritor Bene Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil, participou de um debate sobre o tema do desarmamento na  Rádio Jovem Pan, contra o jurista Martim Almeida Sampaio, defensor do desarmamento da população civil. Bene Barbosa, mais uma vez, argumentou a favor do direito à legítima defesa e ao aumento de penas contra criminosos ligados a crimes violentos, como os homicidas.

Em sua exposição, Bene Barbosa discutiu o atentado terrorista ocorrido na Flórida e afirmou que, apesar de ações desse gênero, a política utilizada pelos Estados Unidos, no sentido de endurecer as penas contra criminosos, está sendo bem-sucedida na redução dos crimes violentos. Bene aponta como dado favorável à sua tese a redução nos números de homicídios no estado do Texas, que aplica penas severas a diversos delitos e garante à população civil o direito à legítima defesa através do porte e posse de armas de fogo.

Na crítica ao direito à legítima defesa, o advogado Martim Almeida Sampaio argumentou que a redução do número de armas de fogo auxilia na redução no número de crimes. Sampaio argumenta que penas mais severas e uma política de repressão a criminosos mais intensa não é capaz de controlar a violência urbana - para justificar sua tese, o debatedor apontou números da população carcerária dos Estados Unidos. Sampaio afirmou que nenhum dos entes federativos dos EUA conseguiu redução nos índices de violência urbana - Bene Barbosa contra-argumentou que o Texas conseguiu uma redução expressiva ao longo das últimas décadas.

Em sua exposição, Bene Barbosa ainda argumentou que o discurso da relação entre desigualdade social e violência urbana é falho, e não corresponde a dados obsrvados no Brasil e nos Estados Unidos. Bene qualificou o discurso como "baseado em preconceito", e acrescentou que há outros fatores ligados à criminalidade, como a percepção da chance de impunidade e mesmo doenças psiquiátricas, muitas vezes identificadas nos responsáveis por ataques como o realizado por um militante da organização terrorista Estado Islâmico. Quanto à desigualdade social, Bene Barbosa argumentou que dados estatísticos mostram que "a prática de crimes entre grupos sociais ricos ou pobres é similar, nos Estados Unidos e no Brasil, o que demonstra que não há correlação entre 'ser pobre' e 'ser criminoso'".

Bene Barbosa é um dos principais líderes políticos brasileiros que defendem a criação do direito à legítima defesa através do porte e posse de armas de fogo pela população civil. Barbosa também defende a criação de penas mais severas para crimes, em particular para os delitos violentos, como roubos, estupros e assassinatos.

Assista ao debate de Bene Barbosa contra Martim Almeida Sampaio na íntegra:



Nenhum comentário :

Postar um comentário