quinta-feira, 30 de junho de 2016

Presidente de ONG argumenta a favor de direito à legítima defesa em debate na CNN

Erich Pratt, representante da organização não-governamental Gun Owners of America ("Proprietários de Armas da América"), participou de debate na rede de televisão CNN onde argumentou favoravelmente ao direito à legítima defesa. Em sua exposição, Erich declarou que o aumento no número de armas fomentou a redução nos índices de crimes violentos no país, ao longo do século XX, conforme demonstrado por estatísticas divulgadas pelo FBI.

A âncora do canal de televisão dos Estados Unidos, por sua vez, defendeu as políticas de controle de armas adotadas pela administração democrata de Barack Obama. Na opinião da jornalista, o aumento do número de armas de fogo em posse de civis contribui para a piora nos índices de criminalidade. A repórter também diz que as armas influenciam negativamente as taxas de homicídios por grupo de cem mil habitantes. A CNN, assim como outros veículos de comunicação importantes da maior economia do mundo, possui uma linha editorial favorável às políticas identificadas com o "controle de armas", que, no Brasil, possui homólogo na legislação conhecida como "Estatuto do Desarmamento", aprovada no ano de 2003 pelo então presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

Erich Pratt argumenta, por outro lado, que, conforme pesquisa publicada pelo CDC (órgão governamental dos Estados Unidos que investiga problemas de saúde pública), armas de fogo são utilizadas em percentual muito maior de ocorrências para a legítima defesa ou proteção do lar do que para crimes violentos e outros delitos. O argumento também é compartilhado pela ONG brasileira liderada por Bene Barbosa, "Movimento Viva Brasil", que aponta que as armas de fogo são o principal mecanismo de equalização de forças entre criminosos e vítimas em potencial - no entendimento da organização da sociedade civil, as armas permitem que até vítimas mais frágeis, como os idosos, possam defender-se se criminosos com maior força física.

O integrante do grupo "Gun Owners of America" ainda afirmou que a administração Obama tem ignorado sistematicamente as pesquisas que indicam o efeito positivo da posse de armas de fogo pela população civil para a segurança pública (através da redução dos índices de criminalidade). O Partido Democrata tem como uma de suas principais bandeiras o aumento sistemático das restrições ao direito à legítima defesa armada, que ainda é assegurada pela Segunda Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

Assista ao debate com Erich Pratt:

Refutando uma desarmamentista ao vivo
A âncora desarmamentista da CNN convidou um expert em armas para jogar alguns dados em cima dele e tentar fazer terrorismo psicológico contra as armas. O que ela não esperava é que o expert não apenas conhecia mais dados, como também conhecia a fundo o estudo que a âncora usou como argumento inicial, o que a levou a tentar desacreditar o próprio estudo que usou como fonte. Knock out! Para saber mais: http://www.ilisp.org/noticias/a-verdade-sobre-os-dados-de-homicidios-nos-eua-desmente-a-logica-desarmamentista/
Publicado por ILISP - Instituto Liberal de São Paulo em Quarta, 29 de junho de 2016

Mais sobre o assunto - Olavo de Carvalho discute as tentativas de imposição de leis de controle de armas nos Estados Unidos:




Nenhum comentário :

Postar um comentário