segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Tesla e Panasonic estão desenvolvendo novo projeto para uso de energia solar

De acordo com notícia publicada hoje pela rede de televisão norte-americana CNN, a Tesla - companhia de Elon Musk, empresário intitulado o "Tony Stark da vida real" - e a Panasonic estão trabalhando juntas em um novo projeto para uso de energia solar. As companhias iniciaram o desenvolvimento de novas células e módulos solares em uma fábrica da empresa SolarCity (também controlada pelo administrador da Tesla), no estado de Nova Iorque, nos EUA. A parceria deverá começar a lançar produtos no ano que vem - a CNN destaca que a Tesla e a Panasonic já estão produzindo baterias para veículos automotivos, em parceria. A Tesla é considerada a mais importante companhia desenvolvedora de carros movidos a energia elétrica, e a SolarCity foi criada por Elon Musk com o objetivo de ser transformada na "maior companhia destinada a tecnologias de uso de energia solar.

A Tesla anunciou a nova parceria no último domingo. A Panasonic também confirmou a participação no projeto, através de um contrato específico para esta iniciativa e sem previsão de outros empreendimentos em conjunto, mas não divulgou mais informações sobre o tema. A companhia famosa pela criação de veículos automotivos elétricos poderá, de acordo com a CNN, utilizar os módulos e células solares criados no projeto para os produtos de armazenagem de energia "Powerwall" e "Powerpack". A SolarCity também criou, recentemente, o "Solar Roof" - um sistema de teto composto inteiramente de telhas capazes de aproveitamento de energia solar, que é integrado aos sistemas de armazenamento de energia, agora feitos em colaboração com a Panasonic.

J.B. Straubel, um dos fundadores da Tesla e um dos principais engenheiros da companhia, declarou que "enquanto trabalhamos juntos no desenvolvimento de tecnologias para uso de energia solar, nós seremos capazes de acelerar a produção de células e módulos solares de grande eficiência, que sejam altamente confiáveis e nos custos mais aceitáveis". Os carros desenvolvidos pela Tesla já são considerados referência em uso eficiente de energia, e são comercializados a preços relativamente baixos - Elon Musk declarou, em inúmeras ocasiões, que um dos propósitos de suas companhias é a popularização da energia solar e a comercialização das tecnologias a ela associadas em preços baixos.

A Tesla e a Panasonic irão abrir, em 2017, o que Elon Musk definiu como a "Gigafactory", ou "Fábrica-Gigante", que será um complexo  destinado à fabricação de dispositivos de armazenamento de energia - especificamente, à produção da "Powerwall", ou "Parede de Energia". A planta será estabelecida no estado de Nevada, nos EUA. No estado vizinho, a Califórnia, a SolarCity está desenvolvendo projeto-piloto com quinhentas casas, que deverão ser abastecida com energia solar, e utilizarão os sistemas de armazenamento criados pelas empresas associadas. Para Elon Musk, a tecnologia de aproveitamento de energia solar é "uma das maiores questões existenciais para a humanidade".

Mais sobre o tema - Elon Musk fala a respeito da "Powerwall":



Nenhum comentário :

Postar um comentário