segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Canal Terça Livre: "Como fazer a 'ocupação de espaços' na faculdade"

O canal Terça Livre, do Youtube, publicou, no último dia 27, um vídeo sobre o tema "ocupação de espaços", e como conduzir essa estratégia. A "ocupação de espaços" é um conceito discutido pelo autor marxista italiano Antonio Gramsci, amplamente criticado pelo filósofo conservador Olavo de Carvalho. A abordagem seria necessária, na visão do autor italiano, para o sucesso de uma iniciativa de tomada de poder por uma organização revolucionária.

No vídeo, é explicada a razão pela qual ainda se verifica a hegemonia esquerdista nos principais meios de comunicação de massa e nas instituições de ensino superior (particularmente, nos cursos de ciências humanas). A ocupação de espaços teria sido utilizado pelos partidos socialistas com o objetivo de garantir a formação da militância e até mesmo com o propósito secundário de fazer das universidades, conforme Olavo de Carvalho, "o estado-maior do movimento marxista brasileiro", isto é, o centro onde são conduzidas as discussões e estudos sobre tomada estratégica de decisões, assim como a gestação de novos partidos e dos chamados "movimentos sociais" simpáticos à ideologia totalitária.

Conforme a exposição do canal, "o movimento marxista conseguiu ocupar a maioria dos espaços na mídia e nas universidades. Hoje, é difícil não conhecer um colega que não defenda a agenda da esquerda, sem que necessariamente esse profissional tenha consciência que o programa defendido é de esquerda. Isso é a glorificação e a realização do projeto político de Antonio Gramsci [que argumentava a favor da "guerra de posições", ou a tomada da imprensa e das instituições de ensino, para que o sistema socialista fosse criado de forma gradual e sem possibilidade de resistência popular contra a iniciativa]. O projeto de Gramsci assumia que era necessário para a esquerda ocupar todos os espaços na mídia, sistemas educacionais e mesmo nas artes, fazer propaganda discreta e permanente nestes campos, sem que jamais toda a elaboração fosse entendida como 'de esquerda'".

Entre os projetos incluídos no programa cultural da esquerda, conforme a argumentação, estão a defesa do aborto, da promoção do uso de drogas, da eutanásia e de outras bandeiras historicamente defendidas pelos movimentos de esquerda ocidentais. A proposta gramsciana, naturalmente, ignora a preocupação natural que as instituições de mídia e educação deveriam ter com a instrução, para favorecer o componente de doutrinação e agitação revolucionária.

Em vídeo - canal Terça Livre discute conceito gramsciano de "ocupação de espaços":



Nenhum comentário :

Postar um comentário