terça-feira, 29 de março de 2016

Israel atacou bases do Estado Islâmico na Península do Sinai

Força aérea israelense realizou ataques contra a "província" do Estado Islâmico no Sinai - grupo salafista tentará novos
ataques contra Israel a partir do egito, em breve, conforme coronel da IDF
Imagem: Jack Guez /AFP / Getty Images / Breitbart
Nesta terça-feira, a força aérea israelense atacou bases do grupo terrorista Estado Islâmico na Península do Sinai. A organização salafista está realizando operações de tráfico de armas no norte do Egito e na fronteira com Israel em conjunto com o movimento antissemita Hamas - as duas facções também estão compartilhando tropas para a expansão do ISIS na Líbia. A notícia sobre os ataques de Israel às bases do Estado Islâmico no Sinai foi publicada hoje pelo portal jornalístico norte-americano Breitbart.

Conforme o veículo de comunicação, "as informações sobre o ataque da força aérea israelense contra as bases do ISIS na Península do Sinai foram originalmente divulgadas pela agência de notícias Amaq, que é considerada como uma das colaboradores do grupo terrorista. A agência alegou que 'drones, aviões de guerra e helicópteros israelenses efetuaram ataques contra as bases do Estado Islâmico no nordeste do Sinai, que está sob controle do movimento fundamentalista'". A área ao norte do Egito é considerada pelo grupo extremista como uma das "províncias" do califado, ou "província do Sinai" ("Wilayat Sinai").

O portal Breitbart tentou estabelecer contato com representantes das Forças de Defesa de Israel para obter mais informações sobre a operação contra os postos do Estado Islâmico na região vizinha ao Estado judeu, mas um porta-voz das forças armadas recusou o pedido de entrevista porque, como conduta padrão, o exército israelense evita divulgar detalhes sobre as ações, em particular as conduzidas nas regiões de fronteira e na Faixa de Gaza, para que a condução de medidas de controle contra movimentos como o ISIS não seja prejudicada. O Estado Islâmico, por sua vez, não emitiu qualquer comentário em seus veículos de comunicação oficiais a respeito da operação israelense contra a "província", assim como não divulgou dados sobre número de mortos ou feridos.

Segundo a agência de notícias Amaq, há pouco tempo, a força aérea israelense já havia realizado operações de reconhecimento sobre territórios ocupados por tropas do Estado Islâmico no norte do Egito, e já havia efetuado ataques bem-sucedidos contra os salafistas. Abu al-Ayna al-Ansari, porta-voz do grupo Estado Islâmico em Gaza, declarou em entrevista para um dos correspondentes do site Breitbart em Israel que é "apenas uma questão de tempo até que os militantes do Estado Islâmico no Sinai realizem uma 'grande operação' contra a cidade israelense de Eilat e contra outras áreas ao sul do país". O portal não informa se as alegações do terrorista dizem respeito a uma tentativa do ISIS de conduzir ações militares, ataques terroristas ou se o comentário foi apenas uma bravata, motivada pelas derrotas que o movimento extremista vem sofrendo no Levante.

O site jornalístico Breitbart expôs as ameaças feitas por al-Ansari: "Israel e os Estados Unidos estão no topo da lista dos alvos do Estado Islâmico. O ISIS educa seu povo para que veja os Estados Unidos como o país líder dos infiéis, e nossa organização entende que o Estado de Israel deve desaparecer". O militante acrescentou: "eu posso confirmar que os soldados na Província do Sinai serão os pioneiros na confrontação com Israel ou contra o que é chamado de Israel".

O Breitbart ainda informa que Yehuda Cohen, coronel das Forças de Defesa de Israel em serviço na fronteira com a Península do Sinai, afirmou em setembro do ano passado que "o Estado Islâmico, a partir de bases no Egito, provavelmente tentará conduzir ataques terroristas contra Israel". O militar declarou: "eu ensino meu povo a esperar por esse ataque, que deverá ocorrer em breve, e faço meu trabalho para que estajamos atentos e prontos para reagir. Quando acontecer, a minha doutrina recomendará que façamos um ataque de força implacável, contra as mesmas bases do ISIS na 'província', garantindo que não haverá sequer uma ação bem-sucedida por parte do inimigo".

Reportagem - ISIS está realizando ataques com mísseis a partir da Península do Sinai contra Israel:



Leia mais sobre a disputa entre o Estado Islâmico e Israel - conforme o jornalista alemão Jürgen Todenhofer, o grupo salafista teme apenas ao Estado judeu, entre todos os governos adversários

Leia sobre a colaboração entre o ISIS e o movimento antissemita Hamas na Líbia e no Egito

Leia sobre o tráfico de armas da Líbia para o grupo Hamas


Nenhum comentário :

Postar um comentário