domingo, 13 de março de 2016

Al-Qaeda tomou mísseis antitanque, blindados e armas enviadas pela administração Obama a rebeldes, na Síria

Conforme notícia publicada hoje no site jornalístico norte-americano The Blaze, a organização terrorista Al-Qaeda capturou bases e armamentos - incluindo veículos blindados - do grupo rebelde "Exército Sírio Livre", uma das facções que disputam o poder com o ditador xiita Bashar al-Assad. O movimento jihadista do qual Osama Bin Laden fez parte possui ideologia similar ao grupo salafista Estado Islâmico, é é apontado como um dos principais colaboradores do "califado" no Oriente Médio, A interceptação dos recursos bélicos e a captura das localidades ocupadas pelos rebeldes ocorreu no noroeste da Síria, durante este final de semana.
Tanque em poder da "Frente Nusra"
Imagem: Al-Monitor

Segundo a matéria disponibilizada pelo The Blaze, "a agência de notícias Associated Press informou que militantes da Al-Qaeda derrotaram completamente as forças rebeldes pertencentes ao 'Exército Sírio Livre' que ocupavam uma área no norte da Síria, em um ato de demonstração de potencial bélico, neste domingo. A derrota das tropas rebeldes permitiu que os jihadistas adquirissem armas entregues pelos Estados Unidos à resistência local às forças do regime alauíta e capturassem soldados integrantes do 'Exército Sírio Livre'".

De acordo com a reportagem, as forças jihadistas estão conseguindo, gradualmente, capturar áreas ocupadas pelas forças rebeldes rivais: "os militantes da organização terrorista Al-Qaeda, ligados à divisão 'Frente Nusra', estão se articulando com outros extremistas locais para expandir os territórios sob controle do califado e exercer autoridade sobre áreas previamente dominadas por tropas rebeldes seculares, como ocorre na provincia de Idlib. O avanço do exército terrorista nessa localidade está sendo realizado com sucesso desde um cessar-fogo parcial que foi estabelecido há duas semanas atrás, e os mujahideen estão reprimindo demontsrações patrióticas e perseguindo milícias nacionalistas em atividade na região".

O veículo de comunicação acrescenta, no artigo, que "a 13ª divisão do 'Exército Sírio Livre' denunciou as operações da 'Frente Nusra' contra rebeldes nacionalistas - os jihadistas estariam procurando militantes de outras facções de casa em casa na cidade de Maarat Numan, e efetuando 'prisões' contra os quadros dos movimentos laicos de resistência à ditadura de Bashar al-Assad". Sete soldados oposicionistas sem ligações a grupos fundamentalistas religiosos foram mortos durante a atual operação dos aliados do ISIS.

Soldados jihadistas capturaram aparato militar entregue pela administração Obama a rebeldes sírios. Na foto, mujahideen
exibem o "estandarte negro" com a declaração da fé islâmica.
Imagem: The Blaze / Edib News Network / AP
A organização não-governamental "Observatório dos Direitos Humanos", baseada na Inglaterra, afirmou que a facção jihadista "Frente Nusra" capturou mísseis antitanque, veículos blindados, um tanque de guerra e armas da divisão do "Exército Sírio Livre" - armado e treinado pela administração Obama. No total, 40 soldados secularistas foram capturados pelas tropas da teocracia islâmica.

Leia sobre a declaração de um dos mais importantes clérigos sauditas sobre a ideologia seguida pelo Estado Islâmico

Leia sobre a desavença entre Netanyahu e Obama, causada pela postura do líder democrata perante o Irã e o extremismo no Oriente Médio


Nenhum comentário :

Postar um comentário