sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Felipe Moura Brasil - "Lula usa discurso da luta entre 'ricos e pobres' para tentar se livrar de acusação de corrupção"

Em vídeo disponibilizado ontem, dia 14, no canal oficial da rádio Jovem Pan no Youtube, o jornalista Felipe Moura Brasil comentou a estratégia midiática usada pelo ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva e por José Dirceu para atenuar as acusações de corrupção contra seu período na Presidência e contra o Partido dos Trabalhadores. Lula, que foi condenado em primeira instância por envolvimento nos escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, de acordo com Moura Brasil, "está usando a retórica dos 'ricos contra os pobres', sugerindo que a camada mais rica da população o estaria perseguindo".

Felipe Moura Brasil declara: "o condenado Lula tenta, mais uma vez, dividir a sociedade jogando os pobres contra os ricos. Em encontro com grupo de catadores de lixo, Lula afirmou que os trabalhadores 'não são só catadores - são homens e mulheres de muito orgulho que contribuem muito mais para com o Brasil do que muitos que só falam mal e vão fazer compras em Miami'. O mensaleiro José Dirceu, em sua nota sobre o agendamento do julgamento de Lula no TRF4, convocou a militância a ir para as ruas de Porto Alegre 'derrotar os inimigos da democracia, da soberania, do povo trabalhador e do Brasil'. A retórica de Lula e Dirceu - que, de acordo com a Lava Jato, se aliaram com os empresários mais ricos do país - é a mesma".

O colunista destaca que a abordagem da campanha midiática do Partido dos Trabalhadores ainda faz sugestão a atos violentos contra opositores políticos, em retórica similar a de outros movimentos da esquerda radical. Segundo ele, existe um claro apelo ao "ódio", que mostra "um discurso de José Dirceu que tenta imitar Che Guevara", um dos líderes do regime comunista cubano que ficou conhecido por executar pessoalmente inimigos políticos e por fazer um apelo a que os simpatizantes da esquerda "se tornem frias máquinas de matar". Lula, em discursos anteriores contra as investigações que revelariam sua proximidade com as maiores empreiteiras do Brasil, chegou a sugerir que seu movimento deveria empregar o "exército de Stédile" - referência ao MST, que é, de acordo com a oposição conservadora ao Partido dos Trabalhadores, a maior organização paramilitar do país, e desempenha o papel de braço armado das principais agremiações de esquerda.

Veja na íntegra - Felipe Moura Brasil discute retórica da "luta de classes" usada por Lula e José Dirceu contra as investigações da Operação Lava Jato:



Nenhum comentário :

Postar um comentário