terça-feira, 29 de novembro de 2016

Marco Rubio afirma que atitude de Obama diante da morte de Fidel foi "patética"

O senador americano conservador Marco Rubio fez declarações qualificando a postura de Barack Obama sobre a morte de Fidel Castro como "patética". Na opinião do republicano, a morte do ditador não deveria ser lamentada pelo homem considerado o líder do mundo livre - Castro é apontado como um ditador brutal, responsável pelo aprisionamento, tortura e morte de dezenas de milhares de pessoas, no regime comunista. O vídeo com as declarações de Rubio foi disponibilizado com legendas em português pelo canal Tradutores de Direita, do Youtube.

Conforme Marco Rubio, a atitude de Barack Obama deve ser descrita como patética ao se considerar que o atual presidente "de fato nunca mencionou a realidade: há milhares de pessoas que sofreram brutalmente sob o regime castrista. Ele ordenou a execução de pessoas, prendeu inimigos por vinte ou até por trinta anos, foi responsável pelas mortes de milhares de pessoas que perderam as vidas ao tentarem escapar da ditadura comunista. Obama deixa de reconhecer esses fatos em seu pronunciamento sobre a morte do ditador. Eu acredito que essa postura seja absolutamente patética".

Fidel Castro é apontado como o responsável por mais de 80.000 mortes, desde o início do regime comunista em Cuba. Cerca de 20.000 pessoas teriam sido fuziladas pela ditadura marxista, e as demais teriam morrido em decorrência das condições de vida na rede de campos de concentração da UMAP (instituída em Cuba por Fidel Castro), ou como consequência da fome e também em tentativas de fuga do sistema totalitário. Castro também é acusado por opositores - entre eles, pelo escritor  defensor do movimento negro cubano Carlos Moore - de racismo e de perseguição a integrantes das religiões de matriz africana.

Organizações como a Anistia Internacional denunciam os constantes abusos cometidos pelo regime comunista cubano contra dissidentes, incluindo contra grupos que defendem os direitos básicos dos prisioneiros do totalitarismo, como o grupo "Damas de Branco", que dedicam sua militância à luta por melhores condições de vida para os dissidentes encarcerados. O sistema socialista constantemente interrompe manifestações do grupo, e, conforme a agência de notícias Deutsche Welle, aplicou "particular brutalidade" contra as participantes da organização, no começo de 2016.

Marco Rubio e a oposição de direita denunciam o governo de Barack Obama como conivente com as posturas do regime totalitário, e pedem que a administração atue de forma mais rigorosa na exigência por melhores condições de vida para os cidadãos de Cuba. O presidente eleito, Donald Trump, afirmou que deverá tomar medidas severas contra o regime comunista, caso a violência estatal continue a ocorrer no Estado caribenho.

Assista na íntegra ao vídeo com as críticas de Marco Rubio a Barack Obama:

Mais sobre o tema - reportagem da rede de notícias Deutsche Welle sobre a violência do regime comunista estabelecido por Fidel Castro:


Nenhum comentário :

Postar um comentário