quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lula afirma que apartamento triplex investigado na Operação Lava Jato é dele

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante congresso, que "não está sendo dado tanto destaque ao apartamento de Geddel Vieira Lima quanto foi dado ao meu triplex" - o vídeo com a declaração foi publicado nas redes sociais e no Youtube. Lula, até cometer o ato falho, negou repetidamente a propriedade do imóvel, apesar de ter sido fotografado dentro do apartamento de luxo, em companhia de um dos empresários envolvidos no esquema de corrupção. Executivos de grandes companhias (entre elas, a Odebrecht) da construção civil envolvidos no sistema de favorecimento ilícito já cumprem pena pelo crime - Lula foi acusado pelos investigadores da Operação Lava Jato como a figura central do delito.

Lula fez referência, no discurso, ao escândalo que envolve um dos principais integrantes do governo Temer, acusado de tentar obter favorecimento ilícito através de sua proximidade com o Ministério da Cultura. Vieira Lima estaria tentando obter, através de pressão política, a autorização para construção de um prédio em área considerada patrimônio histórico de Salvador - o residencial  poderá ser, caso sua construção seja autorizada, mais alto do que o permitido pela regulamentação atual. O integrante do Executivo será proprietário de uma cobertura no imóvel de luxo - na opinião de Lula, esse escândalo "recebe mais destaque" do que o do apartamento que ele agora afirma ser dele.

Luiz Inácio Lula da Silva também é acusado pela oposição de direita de ser proprietário de um sítio na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo - a quinta teria sido reformada pela construtora Odebrecht, como parte do sistema de favorecimento ilícito. Lula também negou, em mais de uma ocasião, que essa propriedade seja sua. As companhias responsáveis pela construção e reforma dos imóveis são responsáveis por grande número de obras conduzidas pelas últimas administrações, inclusive no exterior, em países com governos alinhados com a ideologia do partido dos trabalhadores - Moçambique foi uma das nações onde as companhias atuaram, e na qual a presidência petista realizou ao menos uma obra, para construção de um aeroporto.

Os escândalos de corrupção dos últimos governos culminaram nas manifestações de massa do início de 2016 e no processo que levou à destituição de Dilma Rousseff, escolhida como sucessora por Lula. O Partido dos Trabalhadores e siglas aliadas afirmam que as denúncias contra o ex-presidente são uma "campanha midiática" e que o processo de impeachment foi um "golpe".

Mais sobre o tema - comentário na rádio Jovem Pan sobre o ato falho de Lula:


Em vídeo - Lula afirma que o "triplex" é dele:



Nenhum comentário :

Postar um comentário