terça-feira, 31 de maio de 2016

Joice Hasselmann - "desemprego continua aumentando"

De acordo com a jornalista Joice Hasselmann, a situação econômica do Brasil continua a se agravar - o desemprego segue tendência de aumento, com mais de onze milhões e quatrocentos mil pessoas em idade economicamente ativa sem empregos. Conforme a colunista, "o Brasil está mais pobre, e o esfriamento da economia reduz o consumo e a circulação de dinheiro. Essa situação estimula a retração do comércio e da indústria, como uma 'herança maldita' deixada pelo governo Dilma Rousseff".

Joice Hasselmann afirma que "Michel Temer terá muito trabalho pela frente - sua equipe econômica terá de trabalhar duro. Aliás, já ocorreu a segunda troca de um ministro, em uma semana, o que desvia o foco do atual governo sobre as questões mais essenciais para a vida econômica do país. O afastamento, todavia, é um recado muito importante: a queda dos dois ministros, muito ligados a Renan Calheiros, que está envolvido em escândalos de corrupção investigados pela operação Lava Jato, revela que as investigações irão continuar. A remoção de políticos que tentam atrapalhar as investigações mostra que a operação não irá parar".

Romero Jucá, um dos ministros afastados recentemente, era um dos principais líderes do PMDB envolvidos nos esquemas de corrupção revelados pela Polícia Federal. A nomeação de Jucá para um dos ministérios causou uma onda de críticas contra o governo Temer - após o vazamento de ligações que indicavam a intenção de Romero Jucá de tomar medidas para atrapalhar a operação que já é considerada a maior, no campo do combate à corrupção no Brasil, o político foi levado a abandonar a pasta. Apesar da grande rejeição pública à ex-presidente Dilma Rousseff, Michel Temer não está seguro no cargo de chefe do executivo - a chapa "Dilma / Temer", que venceu as eleições de 2014, está sendo processada no TSE. Caso a aliança seja considerada culpada de abuso de poder político e econômico, o atual condutor do Estado também poderá ser removido.

Na opinião da colunista, "a única maneira pela qual Michel Temer pode conseguir a confiança da população é através do afastamento de ministros e outros integrantes do governo que estejam envolvidos em esquemas de corrupção. Para conseguir o apoio popular, o presidente deve sinalizar que pessoas interessadas em impedir a operação Lava Jato não serão toleradas na atual administração", que ainda deve lidar com problemas econômicos importantes.

Assista ao comentário de Hasselmann, veiculado no canal Veja Joice, do Youtube:




Nenhum comentário :

Postar um comentário