segunda-feira, 16 de maio de 2016

Elon Musk realiza testes bem-sucedidos com "Hyperloop"

Elon Musk, o empresário resposável por companhias como a SpaceX e a Tesla Motors, está elaborando um novo meio de transporte que é chamado de "Hyperloop" - a inovação é um sistema desenhado para o transporte de passageiros com tecnologia que utiliza uma rede de tubos de baixa pressão, que funcionam como "trilhos" capazes de deslocar cabines que, potencialmente, irão se deslocar a veolcidades superiores a 1.000 quilômetros por hora. O inventor, que já foi chamado de "o 'Homem de Ferro' da vida real", realizou um teste bem-sucedido com a tecnologia, que poderá reduzir, por exemplo, o tempo da viagem entre as cidades de São Francisco e Los Angeles para apenas meia hora.

O teste bem-sucedido, divulgado pelos veículos de comunicação dos Estados Unidos, foi do sistema de propulsão do Hyperloop. Elon Musk pretende, em breve, testar a tecnologia em um percurso de duas milhas, no deserto de Nevada. Os novos testes deverão ter seus resultados divulgados até o fim de 2016 - a aplicação do Hyperloop como meio de transporte efetivo ainda deverá levar um período de tempo significativo, mas a invenção tem o potencial para revolucionar a locomoção de pessoas entre os centros urbanos que utilizarem o recurso.

As inovações de Elon Musk já deixam marcas nas principais indústrias do mundo - o empresário é o responsável pelos recentes investimentos de companhias como a BMW e até mesmo a Apple nas tecnologias de veículos automotivos movidos a energia elétrica. As principais empresas automobilísticas encontraram estímulo para investimentos nos carros elétricos com o sucesso da Tesla Motors - organização que, na opinião de Musk, "provavelmente daria errado", mas que o investidor decidiu patrocinar porque entendia que era necessário reduzir a dependência do petróleo no principal meio de transporte individual. Elon Musk adotou a mesma abordagem na SpaceX, que, para ele, tem o objetivo de "iniciar os esforços para fazer da humanidade uma espécie multiplanetária". Musk observa que está é uma das questões existenciais mais decisivas para a civilização, e que este problema justifica suas iniciativas.

Elon Musk não percebe a criação de novas tecnologias nas áreas visadas por suas principais companhias como "ameaças": de acordo com ele, mais inventores poderão estimular a edificação de novas técnicas que, na compreensão de Musk, serão vitais para o progresso da indústria e mesmo para melhorias globais na qualidade de vida. Uma das iniciativas mais elogiadas de Elon Musk é o uso de patentes "open source" - ou seja, as tecnologias criadas por suas empresas podem ser utilizadas sem custos por outros desenvolvedores.

Assista à reportagem da NBC sobre o teste do Hyperloop:



Assista ao comentário de Elon Musk sobre o desenvolvimento de carros elétricos pela Apple:




Nenhum comentário :

Postar um comentário